Total de visualizações de página

22 setembro 2009

Escravo por Opção - Joanna de Ângelis

ESCRAVO POR OPÇÃO

Escravo, por definição, é todo aquele que depende, submisso, sem escolha, com a liberdade tolhida, "que está sujeito a um senhor"...

Normalmente a escravidão representa atraso cultural e ético, no qual o despotismo da força comanda, em detrimento dos valores da dignidade humana e dos direitos da criatura.

Em consequência, todo aquele que se encontra escravizado anela pela ruptura dos elos da grilheta infeliz.

*

A escravidão gera o ódio, o desforço, fomenta a injúria e a traição.

Noutras formas de escravagismo em que a dependência denigre o caráter, o homem que tomba, entrega-se, marchando para a loucura e a autodestruição.

Aí estão os agentes escravocratas, na forma das drogas alucinógenas responsáveis pela dependência emocional e orgânica, nas substâncias que dominam a vontade e reduzem o homem a ínfima condição.

Ao lado delas, o álcool, o fumo, o sexo em desalinho, o jogo, a usura, constituem agentes de escravidão cruel que vence milhões de vidas e as ceifam impiedosamente.

*

Há os escravos do luxo, do poder, das ambições desmedidas que se comprazem na sórdida submissão.

Também são numerosos os escravos da afetividade doentia, que se aprisionam a pessoas ou que as encarceram nas grades das suas paixões violentas.

*

A escravidão grassa sob simulacros, cresce nos campos de trabalhos forçados, sob ações políticas arbitrárias, com disfarces de prazer, escamoteada pelo brilho mentiroso da ilusão...

*

As leis vêm tentando libertar os escravos do mundo e procurando engrandecer o homem.

Organismos Internacionais se afadigam na luta pela liberdade dos povos.

Homens abnegados e missionários do bem multiplicam-se para erradicar da Terra a dependência degeneradora produzida por todas as drogas e agentes da loucura...

Respira-se a expectativa de uma Era de liberdade pelo amor, quando as várias formas de escravidão forem banidas da Terra.

*

Há uma escravidão-liberdade, resultado de livre opção da criatura. Trata-se da escravidão a Cristo por amor.

Quem O conhece e O ama, entrega-se-Lhe com dedicada fidelidade, buscando respirar-Lhe o clima psíquico no serviço de crescimento para Deus.

Aquele que se Lhe submete, não deseja liberdade, porque escravidão com Ele é vida em abundância.

Quanto mais as forças diminuem, mais a ligação se torna poderosa.

O anseio de libertação dá-se de forma peculiar: gastar a vida, a fim de ganhar a ida.

*

Se já consegues incorporar Jesus aos teus pensamentos e hábitos, atendendo-Lhe as diretrizes e amando sem esforço, eis-te escravo dEle por livre opção, perdendo o mundo, porém ganhando a paz, já que o salário do pecado é a loucura, enquanto o soldo do serviço é a paz.

De "Viver e amar",
de Divaldo Pereira Franco,
pelo Espírito Joanna de Ângelis

Nenhum comentário: