Total de visualizações de página

11 setembro 2009

Fé e Vida - Joanna de Ângelis

Fé e Vida

A fé natural é fenômeno pertinente ao ser que pensa. Manifesta-se, mesmo de forma inconsciente, nas mais variadas situações e circunstâncias existenciais da criatura.

Deixar-se conduzir sem preocupação em todos os instantes, é demonstração tática de fé na vida, nas pessoas, em todas as coisas...

Todavia, quando se torna necessário racionalizá-la, transformando-a em equipamento consciente para o comportamento, quase sempre assomam dúvidas e conflitos que tentam perturbá-la.

O homem e a mulher necessitam da fé sob o influxo da razão para conseguirem a harmonia íntima, para avançarem com segurança, para promoverem o progresso próprio, assim como o da Humanidade.

Face a tal imperativo, é-lhes imposto o dever de pensar, de estudar, de reflexionar, conseguindo resistências morais para enfrentarem os momentos difíceis - enfermidades, solidão, desemprego, inquietações, infortúnios, - com o Espírito tranqüilo.

A criatura, que avança na Terra, sem fé, é como embarcação sem bússola, flutuando a esmo... Ela é a estrela polar em noite escura, apontando o rumo para a vitória.

Força e vitalidade, constituem a segurança de qualquer empreendimento.

Equilíbrio na vida, estabelece as linhas do comportamento ético, a conduzir o homem aos objetivos superiores anelados. Razão fundamental para o triunfo, mais se agiganta, tanto quanto mais exercitada.

A fé é a alma da vida, sem a qual esta última perderia o significado evolutivo. A fé é membro importante do contexto humano, cujo contributo fortalece as nobres conquistas da sociedade. Fé e vida são, portanto, partes integrantes da equação do progresso.

Inácio Semmelweis, estigmatizado pela intolerância da tradição e a soberba da ignorância, porque sustentava o seu ideal de serviço na fé, permaneceu na busca da solução para o problema da infecção puerperal e tornou-se o "pai da assepsia".

Edison, firmado na fé de produzir, jamais se permitiu o luxo do repouso, logrando brindar o mundo com aproximadamente mil inventos de extraordinária utilidade.

Colombo, apoiado na fé que as reminiscências do passado lhe mantinham vivas na mente, peregrinou por várias cortes européias buscando ajuda para a sua empresa e, graças a isso, descobriu a América.

Allan Kardec, alicerçado na fé raciocinada, inquiriu os imortais com persistência e brindou a humanidade com a Revelação Espírita.

Em todos aqueles que edificaram as abençoadas colunas do progresso ético, social e cultural da Terra, a presença da fé é o estímulo e a segurança que os não deixou desistir dos cometimentos que perseguiam.

Não permitas que a tua fé no futuro desfaleça, apenas porque as circunstâncias aziagas deste momento pareçam ameaçar os teus ideais de enobrecimento.

Fortalece a tua fé com o combustível da razão, a fim de que a sombra da dúvida não te entorpeça os sentimentos.

Persevera em atitude de fé, mesmo quando o desfalecimento te ameace as forças.

O homem que avança sem fé deixa-se enlear pelo cipoal do desequilíbrio, envenenando-se com o bafio do desencanto e sucumbindo de imediato.

Jesus, a fim de levar até o fim os objetivos abraçados, viveu a fé em Deus e no futuro feliz, sem nunca tergiversar, permanecendo fiel, sem cansaço, em todos os momentos.

A fé é a alma da caridade, que a não prescinde.

Essência de todas as virtudes, a fé é a Vida a manifestar-se nas mais diversas situações, oferecendo braços e força para todos aqueles que buscam os horizontes infinitos da Imortalidade.

De "Desperte e seja feliz",
de Divaldo P. Franco,
pelo Espírito Joanna de Ângelis

Nenhum comentário: