Total de visualizações de página

23 setembro 2009

Mediunidade Útil - Augusto

MEDIUNIDADE ÚTIL

"O desenvolvimento da mediunidade se processa na razão do desenvolvimento moral do médium?

- Não. A faculdade propriamente dita é orgânica, e portanto independe da moral. Mas já não acontece o mesmo com o seu uso, que pode ser bom ou mau, segundo as qualidades do médium." - O Livro dos Médiuns, cap. 20 - 226 - § 1

Comparemos a mediunidade à eletricidade.

Ambas são, em si, forças neutras. Os resultados obtidos com a sua aplicação

dependerão exclusivamente de dosagem e direcionamento.

Da mesma forma, não é a simples presença da faculdade mediúnica que

eleva ou compromete o indivíduo, mas sim o uso que se faz dela, mediante o livre-arbítrio.

Toda força psíquica necessita de educação para converter-se em recurso útil. E a educação se consolida de dentro para fora, compreendendo fases distintas, quais sejam o registro, a conscientização, a assimilação e a adoção de hábitos que passam a reger o comportamento.

No caso da prática mediúnica, esses princípios devem estar alicerçados na ética e na disciplina. Por isso, educar a mediunidade significa, antes de tudo, reeducar a si mesmo, de dentro para fora.

Alheios a isso, inúmeros companheiros maravilham-se com a presença da faculdade em si mesmos, mas ignoram as tendências que carregam no próprio campo moral, esquecendo-se que tais tendências podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso.

Por essa razão, a Doutrina Espírita recomenda que o desenvolvimento mediúnico faça parte de um programa maior, envolvendo a reforma interior da criatura em todos os aspectos.

Para isso, é necessário um mergulho interno que ultrapasse a superficialidade do fenômeno e vá além das barreiras do ego.

Conhecer-se melhor para melhor atuar no intercâmbio com o Além.

Conscientizar-se das próprias forças psíquicas a fim de canalizá-las adequadamente, de maneira que representem elemento útil na obra de construção moral do planeta.

Renovar hábitos para ensejar o clima propício às comunicações úteis.

Assimilar as leis morais que regem o cosmos, fazendo-as vibrar no próprio universo interior.

Exteriorizar o bem por meio de pensamentos e atos, para que o bem, representando nossa vinculação com a Consciência Cósmica, nos sustente a marcha e nos credencie ao trabalho junto dos edificadores da Nova Era.

Sem isso, a mediunidade não passará de força fora de controle, cujas consequências serão sempre imprevisíveis.

De "Mediunidade - Autoconhecimento",
de Clayton Levy,
pelo Espírito Augusto

Nenhum comentário: