Total de visualizações de página

18 outubro 2009

A Paciência - Miramez

A PACIÊNCIA
ESE - Cap. IX - Item 7

A paciência é força poderosa que nos leva à meditação, estendendo o amor de Deus a todos os seus filhos; ela ajuda no comportamento diante da dor e das provações, por saber que o aprendizado será mais vantajoso. Quem sofre com paciência se liberta mais depressa da própria dor; quando a lição é aprendida, ela passa a ser sabedoria.

Meu irmão, tenha calma em todas as dificuldades, mas não deixe que a resignação se transforme em desleixo. O esforço próprio é dever da criatura em todos os sentidos. Todas as mensagens cristãs incentivam a todos para a conformidade, mas todas elas também nos mostram que devemos perseverar constantemente no bem. Deus estabeleceu leis para favorecer os indisciplinados, porém espera de nós a nossa parte, para o verdadeiro equilíbrio.

Tente em todos os passos alimentar a coragem, a fé, aquela disposição de vencedor, que as dificuldades irão diminuindo, e a esperança irá se apoderando de você. O maior vencedor é aquele que vence a si mesmo, com plena confiança em Deus, ajustando seus pensamentos em Cristo, para que não lhe falte a Sua companhia nas estradas tortuosas da vida.

Tenhamos paciência sobremodo ativa, que não ignora o dever, e que sabe se portar diante das necessidades; comecemos conhecendo a verdade, que o seu trabalho é libertar os corações das peias do engano e a consciência da tristeza.

A paciência bem estruturada é aquela que se transforma em caridade e que começa em nós. Dar o pão a quem tem fome e vestir os nus é a mais fácil benevolência; a mais difícil é o perdão, que esquece as ofensas, fazendo do ofensor um amigo, aquele companheiro que passa a ter prazer em andar conosco.

A caridade legítima é igualmente a renúncia em favor dos que nos odeiam, mostrando amor por todos os que sofrem...

Caridade também manchetada de luz é o trabalho honesto, porque é exemplo cristão em favor dos que nos observam em caminho.

E ainda mais, a benevolência é que sofre com paciência e padece com alegria cristã, agradecendo a Deus pela oportunidade de encontrar a lição, no padecimento. A firmeza no bem são máximas de luz que encorajam os companheiros que viajam conosco na ascensão espiritual.

Avancemos com Jesus, pedindo a Ele que nos ajude a compreender mais Seus ensinamentos e que cada reencarnação alivie com efeito nossa consciência do fardo pesado de eras pretéritas. Ele, Jesus, veio ao mundo para nos mostrar como se deve viver a paciência e, ainda mais, continua junto de nós para que se faça a vontade de que nenhuma de Suas ovelhas se perca, pois, na verdade, todas elas estão sendo amparadas pelo Seu amor.

Se você foi chamado para viver perto de alguém que o maltrata, ferindo sua sensibilidade, procure esforçar-se com a paciência, tolerando, mas servindo com a tolerância, fazendo caridade em servir com a vida.

Os benfeitores espirituais reconhecem, principalmente para os encarnados, que não é fácil o que escrevemos vir a ser transformado em vida; no entanto, não se pode esquecer de se esforçar todos os dias na melhora dos comportamentos, agradecendo a Deus e a Jesus por ter enviado o Consolador prometido, o Espírito da Verdade, abrindo portas para novos entendimentos das coisas espirituais, sobretudo do conhecimento da verdade mais acentuada, na limpeza da consciência e no alívio do coração.

Peçamos aos Céus que nos ajudem, pela paciência, no avanço para a Luz.

De "Máximas de Luz",
de João Nunes Maia,
pelo Espírito Miramez

Nenhum comentário: