Total de visualizações de página

07 março 2014

Palavras de Otimismo - Celso Martins


PALAVRAS DE OTIMISMO


Em meio a tantas notícias tristes, dando conta de violências, de desrespeito aos direitos humanos, de descrença aos valores morais da vida - creio ser agradável oferecer aos leitores alguma página de certa forma otimista, com palavras deencorajamento na tentativa de despertar no ânimo das criaturas o bom desejo de fazer o Bem.

Pois se este fosse sempre o nosso anseio, acredito que outro haveria de ser o panorama do mundo em que vivemos.

Recentemente recebi de um amigo um folheto onde aparecia esta linda frase:

Quando o amor não sabe dividir-se, a felicidade não consegue multiplicar-se!

Uma grande assertiva! Uma grande afirmativa esta aí!

Todos nós desejamos, com todas as forças de nossos corações, com todos os vigores da alma, ser felizes! Quem é que não quer ser feliz? Imensa e intensamente feliz? Quem? Todos nós queremos... -É da natureza humana este desejo de felicidade... Para tato - como lutamos, como suamos, como trabalhamos...

Todavia, nem sempre sabemos canalizar os esforços despendidos no caminho da felicidade verdadeira. Confundimos instantes de mero bem-estar com o estado de espírito realmente feliz... Supomos seja encanto de viver o simples escoar de uns momentos fugazes de prazer e nada mais que isto!

Ah! Quanto ilusão nisto tudo... Embora seja sumamente subjetivo o conceito de felicidade, e assim, cada um vê a seu jeito e modo, o grande caso é que ela existe.

Existe e podemos ser felizes pois ela pode situar-se, perfeitamente, ao alcance de nossas mãos.

Mas para que isto seja realidade, aí é que o amor tem de entrar em cena. Ele tem de comparecer pois sem ele, a felicidade não existe.

A felicidade verdadeira se multiplicará em nosso caminho se formos capazes de dividir o nosso amor com a Humanidade - eis a fórmula mágica da alegria de viver. Tão simples, tão clara, tão fácil de se comprovar como único caminho que nos leva à ventura interior!... E como custamos para pô-la em prática, retardando a nossa redenção espiritual!

Enquanto busca a felicidade, exclusivamente para si, o indivíduo jamais consegue gozá-la em toda sua pujante plenitude. É preciso que o humano coração se abra em amor para com as criaturas, a fim de que, em resultado direto deste desprendimento, ele se inunde da luz da ventura e se encharque do vinho capitoso da satisfação pela constatação de que, se fez o Bem, se espalhou um pouco mais de esperança no coração dos semelhantes, automaticamente a vida lhe dá tudo isto em recompensa exuberante!

Fora disto, meus amigos, tudo é mais ilusão... É procurar por uma coisa que não sabemos ao certo o que seja nem sabemos onde é que realmente esteja.

Muito a propósito, cito a seguir um fato ocorrido há algum tempo.

Bateram ao portão. Vou atender. É da parte de um instituto evangélico que mantém um asilo de cegos. Vieram buscar a minha pequena contribuição anual.

Foi então que me deram um folheto informativo de uma igreja batista de um bairro aqui perto de minha residência.

Lendo tal folheto encontrei uma pequena mensagem que, sendo de autoria do Sr. Carlos Afonso Schmidt, a quem não tenho o prazer de conhecer, acho que vem completar (e mesmo fechar com chave de ouro) o que estava dizendo antes. Ei-la:

"Para nada me servem as riquezas todas do mundo se, na hora em que me chamares, Senhor, eu estiver longe de ti. Se em meu coração não houver nem tempo nem lugar para o meu Deus, de nada valerão as fábricas, as oficinas, os postos, as fazendas, as máquinas e os cheques ouro, no dia em que o Senhor vier.

"Por que toda esta ganância, esta sofreguidão, esta cobiça, este desejo sem fim de possuir, de ter e ter de novo, se tudo é passageiro e perecível e apenas Deus e nosso Espírito não morrem?

"Por que não repartir com mais justiça os bens que o mundo proporciona, para que todos tenham igualmente direito à subsistência? Desenvolvimento e progresso não é o mesmo que entesourar e acumular riquezas. Senhor!

E por que esta inversão de valores? Como não dispor de tempo para adorar o Senhor e procurar a sua intimidade, se tudo o mais perecerá?

"É hora de acordar! Ajuda-me, Senhor! Eu quero ver! Ver do que preciso despojar-me... ver do que preciso revestir-me para ser diariamente um homem novo segundo Jesus Cristo...

"Dá-me sabedoria excelsa que me faz ter tempo suficiente para os cuidados do corpo sem menosprezar o Espírito. E então, Senhor, serei a criatura mais rica do mundo: sem deixar de valer-me dos bens que criaste, meu grande tesouro ser TU, o eterno tesouro de um coração que não foi criado apenas para a Terra."

Voltamos, então, nossa atenção à frase inicial: Quando o amor não sabe dividir-se, a felicidade não consegue multiplicar-se...


Celso Martins
Mensagem de Esperança

Nenhum comentário: