Total de visualizações de página

09 julho 2014

O Poder da sua Fé - Magali Bischoff



O PODER DA SUA FÉ

A religião é praticada universalmente por todas as culturas, desde o início dos tempos. Atrelada ao conceito, a fé é um aspecto da religião, que está diretamente relacionado à maneira com que cada um desenvolve a sua crença, ou como ela define a sua relação com Deus, com o divino e com a espiritualidade.

Para a maioria dos estudiosos sobre religião, os estudos podem ser divididos em cinco partes: a fé, o culto, a comunidade, o credo e o código. A fé é a parte interna da religião, o sentimento que leva as pessoas a acreditarem, manifestando temor e reverência a um Deus supremo.

O culto é tudo o que a devoção engloba e que expressa a fé: construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões, gestuais, louvores. A comunidade é o aspecto social da religião, onde a mesma se insere. São os devotos, seguidores, colaboradores de uma igreja, templo, casa ou ambiente específico.

O credo envolve todas as crenças e ideias mantidas pela religião. Inclui as escrituras, livros sagrados, entidades espirituais, anjos, demônios, conceitos relativos ao conteúdo da fé. Por fim, o quinto elemento da religião, o código, ou seja, o modo como as pessoas se comportam devido à sua crença religiosa: éticas, tabus, doutrinas, ideias sobre valores e sociedade, geralmente contidas em um “livro sagrado” ou em livro que serve de base para os estudos.

O significado da palavra fé remete à “confiança, crença, credibilidade”. “A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa” (dicionário de significados).

Ela ainda pode ser uma fé raciocinada ou cega, associada à religião ou à religiosidade do indivíduo. A fé cega aceita tudo e não consegue discernir o falso do que é verdadeiro, capaz de negar as evidências da razão só para manter a crença. Em excesso, produz o fanatismo. Mas, a fé que se firma na verdade tem o seu futuro garantido e não teme a evolução e o progresso.

Em um mundo globalizado, com tantas informações disponíveis sobre cada crença ou religião, espalhadas em diversas partes do mundo, percebemos que nenhuma religião tem a posse exclusiva da verdade; todas contêm parte dela. Por isso, a fé e a crença de uma pessoa devem ser respeitadas. E, quando aprendemos a fazer isso, passamos a compreender a beleza da fé, e o que ela é capaz de despertar no ser humano.

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo (capítulo 19) encontramos a seguinte passagem: “…aquele que alia, a um grande poder fluídico normal, uma fé ardente, pode operar, unicamente pela sua vontade dirigida para o bem, esses estranhos fenômenos de cura e de outra natureza, que antigamente eram considerados prodígios, e que, entretanto, não passam de consequência de uma lei natural. Essa a razão porque Jesus disse aos seus apóstolos: Se não conseguistes curar, foi por causa de vossa pouca fé”.

Através do poder da fé e da oração, a ciência já descobriu que o homem é capaz de promover a cura de diversas doenças, que pode aumentar a sua imunidade, modificar seu padrão mental e vencer grandes desafios.

Por meio desse poder, encontra forças para vencer a dor provocada pela morte e a separação, quando obtém respostas às suas dúvidas e descobre que a vida continua após a morte. E que a separação dos entes queridos é momentânea.

O poder da fé possibilita ao ser humano vencer barreiras da incapacidade de movimentos, da perda de visão, de audição, da fala ou mesmo de uma paralisia. E, ao buscar Deus e respostas ao seu sofrimento em templos, mesquitas, igrejas, descobre – segundo conceitos espíritas – que Ele o aguarda em seu coração, na sua intimidade.

E quantos homens de bem já encontraram essa força poderosa sem precisar de religião para lhe indicar o caminho, mas no serviço cristão de socorro a um irmão em necessidade?

“A fé sem obras é morta”, dizia o apóstolo Thiago nas suas cartas, inscritas no Evangelho de Jesus. E a melhor maneira de usar o poder da nossa fé é – em primeiro lugar – conosco, desenvolvendo a confiança em um Deus-Pai que nos assiste e ampara, e que nos oferece forças e caminhos para vencer as dificuldades. E, depois, nos oferece a oportunidade de colocarmos todo esse aprendizado a serviço do nosso semelhante, daqueles que estão mais próximos de nós.

Descobrimos que o nosso maior poder é a capacidade de transformar a nossa vida, e a vida de outras pessoas, através do nosso exemplo e da capacidade de nos ajudarmos, em favor do bem, da verdade e de um mundo melhor.


Magali Bischoff

Nenhum comentário: