Total de visualizações de página

11 março 2015

Sem Esforço, o Sonho Não Vira Conquista - Regina Hennies

 

SEM ESFORÇO, O SONHO NÃO VIRA CONQUISTA



Uma frase feita, cantada em verso e prosa tornou-se famosa: “Tudo na vida é conquistado com esforço”. Ou, então, sua similar no negativo: “Não se conquista nada na vida sem esforço”. Certamente que não. Mas, se destrincharmos a palavra “esforço”, percebemos que ela é muito mais do que um simples ato de reunir forças para se chegar a um objetivo. No esforço, a força maior vem da Alma, do ser interior de cada um, que traz à tona a vontade “de ferro” para se conseguir o que é almejado.

Para cada um de nós, a necessidade dessa palavra varia conforme sua atuação. Se uma pessoa necessita de esforço para passar de ano na escola, outra necessita para fazer uma dieta. Em qualquer situação torna-se imprescindível essa ação, que caminha com o ser a partir da vontade de se fazer algo, seja o que for, até sua realização completa.

Vários são os motivos que levam uma pessoa a desistir de seus sonhos. Preguiça, desânimo, medo, descaso, inércia. A falta de um objetivo real, a falta de paixão pela vida, a falta disso, a falta daquilo, nos mostra que a escassez é algo profundo quando se fixa na alma humana. Acredito que esse é um dos principais motivos através do qual um jovem entra para o caminho das drogas.

Porém, no lado contrário de uma história triste, estão aqueles jovens que se destacam por escolherem o caminho do grande esforço para a conquista da verdadeira vitória. Nessa época do ano, especialmente, os cansados estudantes estão às voltas com as provas do Enem e com os inúmeros vestibulares, na tentativa de se colocarem em boas universidades e contarem, assim, com uma força a mais – a formação acadêmica – na busca pelos seus sonhos. Admiro profundamente aquelas pessoas que canalizam sua energia jovial para o caminho do Bem, buscando encontrar seu lugar no mundo. E admiro mais ainda aqueles que trocam suas opções caso percebam que isso seja necessário.

Coragem é item fundamental para quem é esforçado. E coragem a juventude tem de sobra. Pena que, em alguns casos, ela seja confundida com a fuga da realidade e a busca pelo prazer rápido mesmo que, em seguida, desalentador.

Mas não queremos aqui ressaltar aqueles que optam pela trilha mais fácil. Mesmo porque temos, sim, é que encorajar os jovens guerreiros do Bem que, com sua Fé e energia, transformam o esforço cotidiano na sua maior ferramenta de construção da Felicidade. E é por eles que torcemos e queremos que esse país se transforme e vivencie a Paz de uma sociedade mais justa.

Contamos com você, jovem guerreiro do Bem, cansado, suado, perdido entre pilhas de apostilas e livros cheios de destaques em amarelo fluorescente, correndo para pegar o portão aberto em dias de provas e, depois, chegar ao portão das universidades, no próximo período escolar. Porque você merece! Porque você realmente sabe o que significa esforçar-se! E porque você será também um adulto por quem se valerá a pena lutar.


Por Regina Hennies*
*Autora do livro a Ordem do Caos, publicado pela Mundo Maior Editora.

Nenhum comentário: