Total de visualizações de página

11 outubro 2015

O que é Mediunidade - Blog Mundo Maior


O QUE MEDIUNDADE

O que é mediunidade? Qualquer pessoa pode ser médium? É possível desenvolver a mediunidade?
São questionamentos que despertam o interesse, mas ao contrário do que muitos pensam a mediunidade não se trata de um privilégio de poucos nem  um fenômeno sobrenatural. Como  esclarece a Doutrina Espírita todas as pessoas que sentem a influência dos espíritos são médiuns.

Dentre os tipos de mediunidade, a intuição está muito presente, porém nem sempre pode ser percebida. Na condição de espíritos encarnados, somos influenciados por outros espíritos o tempo todo, sejam espíritos  evoluídos ou não, dependendo da sintonia dos pensamentos. Mas até mesmo a intuição pode ser menos ou mais desenvolvida de acordo com a sensibilidade individual.

Falando sobre os diferentes tipos de mediunidade, o capítulo 14 de O Livro dos Médiuns trata a respeito, embora para alguns pesquisadores do Espiritismo exista uma classificação muito mais extensa. Tentando entender melhor de forma simplificada  quanto aos tipos de médiuns citamos os principais descritos neste capítulo: Os sensitivos (pessoas capazes de sentir a presença dos Espíritos por uma vaga impressão); Efeitos Físicos (particularmente aptos a produzir fenômenos materiais como os movimentos dos corpos inertes, os ruídos, etc); os auditivos (São os que ouvem a voz dos Espíritos); falantes(em geral se exprime sem ter consciência do que diz, e quase sempre tratando de assuntos estranhos às suas preocupações habituais, fora de seus conhecimentos e mesmo do alcance de sua inteligência); videntes ou clarividentes (são dotados da faculdade de ver os Espíritos);sonâmbulos(pode ser considerado como uma variedade da faculdade mediúnica); curadores(consiste principalmente no dom de curar por simples toques, pelo olhar ou mesmo por um gesto, sem nenhuma medicação.) ; pneumatógrafos(médiuns que tem aptidão para obter a escrita direta, o que não é dado a todos os médiuns escreventes); psicógrafos ou escreventes(escrever o que ditam os Espíritos). O capítulo 16 de O Livro dos Médiuns apresenta com mais detalhes essas classificações, para maior aprofundamento, vale a pena consultar.

Um ponto importante que o Espiritismo ainda esclarece é que embora qualquer um possa ser médium, ou seja, intermediário entre o plano físico e espiritual, já que a mediunidade é uma condição orgânica que não depende da evolução ou condição moral do médium, apenas alguns possuem a mediunidade de tarefa.

Conforme as criaturas evoluem, a sensibilidade e as faculdades de comunicação mediúnicas vão se aprimorando, podendo ser percebidas com maior clareza, daí a importância da busca constante pelo aprendizado no bem, capaz de disciplinar os pensamentos e os sentimentos, permitindo uma sintonia mais elevada.

Sugerimos para estudo do tema a coleção de obras básicas da codificação, em especial, O Livro dos Médiuns: Trata sobre a parte experimental da Doutrina. Obra destinada a esclarecer os médiuns sobre as práticas mediúnicas ou interessados em estudá-las.


Nenhum comentário: