Total de visualizações de página

31 maio 2016

A Desobsessão e o Centro Espírita - Esther Fregossi Gonzalez



A DESOBSESSÃO E O CENTRO ESPÍRITA


O recurso espírita conhecido como desobsessão, por sua complexidade e abrangência, requer uma ação sistêmica de todas as atividades e procedimentos que o Centro Espírita realiza.

No âmbito da desobsessão, há duas vertentes de ações bem definidas: o atendimento aos encarnados e o atendimento aos desencarnados.

Sabidamente o processo desobsessivo se processa nos planos espiritual e físico, um constituindo sequência natural do outro, exigindo sincronia e integração das duas dimensões: tarefas do plano físico geridas pelos homens, mediante inspiração dos Espíritos, e tarefas do plano espiritual geridas pelos Espíritos com a colaboração dos homens.

Todo este conjunto de tarefas, em um Centro Espírita bem estruturado, em que as ações se entrelaçam num clima de harmonia e afetividade legítima, produz uma psicosfera de superior qualidade, que constitui a base para o êxito dos processos desobsessivos.

A eficácia do processo desobsessivo espírita depende assim do conjunto de ações realizadas, umas diretamente relacionadas com o atendimento aos encarnados - Atendimento Fraterno, Exposição Doutrinária, Estudo Sistematizado (adulto e infantojuvenil), Assistência Social, etc. - e outras direcionadas ao atendimento aos desencarnados - a Reunião Mediúnica.

Ambos os atendimentos caracterizam-se pelo Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação ao Ser Imortal– encarnado ou desencarnado, objetivando a sua promoção integral.

As diversas fases de que se constitui o processo desobsessivo evidenciam a necessidade de uma ação integrada de todas as atividades do Centro Espírita. Pela relevância, estas atividades devem ser conduzidas e realizadas por trabalhadores com domínio pleno dos princípios espíritas, o que requer estudo continuado, notadamente do conteúdo de O Livro dos Médiuns.

Deveremos entender os Centros Espíritas como organizações coletivas, em que estejamos interessados na proposta desobsessiva globalizada”. 1

Imprescindível, para tanto, investir na qualificação continuada do trabalhador espírita, capacitando-o para atuar como colaborador esclarecido e elemento consciente do processo desobsessivo, que se efetiva em todas as atividades do Centro Espírita- nas duas dimensões da Vida.

Por outro lado, é oportuno lembrar que os recursos espíritas são apenas parte do processo desobsessivo, uma vez que “ (...) as imperfeições morais dão azo à ação dos Espíritos obsessores e que o mais seguro meio de a Por outro lado, é oportuno lembrar que os recursos espíritas são apenas parte do processo desobsessivo, uma vez que “ (...) as imperfeições morais dão azo à ação dos Espíritos obsessores e que o mais seguro meio de a pessoa se livrar deles é atrair os bons pela prática do bem.” 2 

É, portanto, dever do Centro Espírita difundir estes princípios que revelam simultaneamente a origem e a solução para as obsessões, promovendo a renovação mental e moral dos frequentadores e adeptos.

O Centro Espírita que sinaliza aos seus frequentadores com a “cura da obsessão” apenas através de recursos espíritas,escomprometida com a imprescindível renovação íntima do assistido, está adotando atitude de lesa consciência, em postura inócua e enganadora, definitivamente contrária às diretrizes espíritas.

Na atualidade, diante da crescente incidência da obsessão em todas as suas variantes, cumpre que os Centros Espíritas ofereçam aos seus frequentadores não apenas os recursos, mas, notadamente a profilaxia espírita.

Unamo-nos assim, nesta desafiadora tarefa de tornar o Centro Espírita efetivamente um núcleo de referência em qualidade e eficácia no tratamento e na prevenção da obsessão, nos seus variados matizes.

Recordemos o insigne Codificador: “..., o conhecimento do Espiritismo, longe de facilitar o predomínio dos maus Espíritos, há de ter como resultado, em tempo mais ou menos pró-ximo, e quando se achar propagado, destruir esse predomínio, dando a cada um os meios de se pôr em guarda contra as sugestões deles.” 3

Referências:


(1) PUGLIESE, Adilton. “Obsessão Instalação e Cura”, cap. 4. Item 4.1.
(2) KARDEC, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXIII, item 252.
(3) _____________, O Livro dos Médiuns, Cap. XXIII, Item 244.

Nenhum comentário: