Total de visualizações de página

06 dezembro 2018

Palavras dos espíritos - Hugo Lapa



PALAVRAS DOS ESPÍRITOS...



Hoje em dia o moderno espiritismo e espiritualismo se transformou numa “busca cultural”.

É considerado bom e elevado quem sabe mais, quem dá a melhor palestra, quem demonstra mais conhecimentos técnicos, quem une melhor a ciência e o Espiritismo, quem está mais atualizado com as recentes descobertas da Física que possam comprovar o espírito, quem leu mais livros, quem sabe citar Kardec e outros autores na ponta da língua, quem é capaz de versar sobre teorias com maestria usando o melhor vocabulário técnico-científico-filosófico…

Tanto é assim que hoje a figura de mais destaque no Espiritismo ou Espiritualismo é a figura do palestrante, que faz de suas palestras um “show” de erudição e eloquência. Somado a tudo isso, há um realce no caráter personalístico do orador, onde se exalta seu ego e o coloca como a fonte de todo saber e o modelo de conduta a ser seguido por todos.

As pessoas só esquecem de uma coisa… Esquecem de praticar aquilo que aprenderam, de fazer aquilo que elas mesmas ensinam, de realizar uma obra na Terra que esteja de acordo com suas pregações. Como está dito na Bíblia: “A letra mata, mas o espírito vivifica”. Nada pode nos acrescentar uma erudição vazia e sem alma… Qualquer conhecimento precisa vir acompanhado de uma boa dose de prática, caso contrário, nenhum valor tem para o plano geral do espírito.

De que adianta saber de cor o sermão da montanha se na minha vida diária eu não realizo 1% de tudo o que acumulei em minha mente? De que adianta ler os Salmos e recita-los para uma plateia empolgada e sedenta de saber se eu não saboreio o néctar da sabedoria em minha vida que essa obra proporciona? Conhecimento, erudição, ciência, cultura sem a contraparte prática é como recitar um cardápio sem sentir o gosto dos pratos.

Nunca deixaremos de repetir… A prática é a pérola da existência. Conhecimento pelo conhecimento é terreno seco e improdutivo. É preciso semear a obra e rega-la pela prática se não desejamos uma passagem na Terra vazia e sem sentido, onde perdemos nosso precioso tempo.

Hugo Lapa


Nenhum comentário: