Total de visualizações de página

28 dezembro 2018

Presidiários - Maria Celeste



PRESIDIÁRIOS


Espírita, irmão!

Há quanto tempo não visitas um presídio?
É possível que até hoje não tenhas pensado nos reclusos…

No corpo, apenas sentimos a presença de um órgão, quando ele adoece. São silenciosas as vísceras que funcionam regularmente. 

Na vida moral, vezes e vezes, os problemas são igualmente assim: somente chegamos a senti-lo quando nos vergastam o próprio “eu”…

Rememoremos, portanto, a prova inexprimível daqueles irmãos que nos deixaram, compulsoriamente, o convívio. As suas culpas e as suas dores são também nossas.

Respirando anos-a-fio, circunscritos às grades da prisão, em atmosfera de onde, quase sempre, foram expulsos o perdão, a gentileza e a alegria, suportam eles a vida purgatorial da espiritualidade inferior, ainda na vida humana, ruminando o fel do abandono, a peçonha do desespero, o tóxico do vício, o veneno do rancor, o fogo da revolta e a bile da frustração.

Condenados, outros desvairam.
Enfermos, não raro, de corpo e alma, outros muitos padecem martírios simultâneos.

Esfumaram-se os sonhos…
Perverteram-se os ideais…
A fé cadaverizou-se…

Em grande maioria analfabetos, são incompreensíveis a viverem incompreendidos. Filhos da penúria, amargam a via-crucis de todas as necessidades.

Escravos da embriaguez, são como que dominados por fantasmas interiores que os embrutecem. Muitos deles, ainda longe do remorso e inteiramente cativos da ignorância, fizeram do crime a profissão; do sarcasmo, o idioma; da astúcia, a lei.

Combateram a sociedade, fugiram da família e trocaram de nome, dando origem a órfãos de pais distantes e a viúvas de esposos vivos.

Contidos à força, estremunhados na noite prolongada da impenitência, vivem anos que se assemelham a séculos, imprecando contra o destino forjado por eles próprios, na amortização dos débitos perante as leis divinas e humanas, duplamente encarcerados na carne e no cárcere.

Quantas jóias espirituais de rara beleza atolados em escrínios de lama?!

Até que todos os ergástulos sejam transfigurados em escolas e hospitais, conduzamos a eles – os grandes e infelizes prisioneiros de si mesmos – a consolação de uma visita, o estímulo de um sorriso, o júbilo de uma dádiva, a benção de uma prece.

Abrindo o coração ao sol do amor fraterno, auxiliemos os presidiários, diligenciando alcançar também a nossa própria liberdade espiritual, seguindo a lição do Senhor que nos ensinou, exemplificando:
- “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Maria Celeste
Página recebida pelo médium Waldo Vieira, na reunião pública da Comunhão Espírita Cristã, na noite de 11/12/1961, em Uberaba, Minas). Mensagem extraída da revista “Reformador”, de dezembro de 1962.

Nenhum comentário: