Total de visualizações de página

04 agosto 2019

Obras de referência na literatura espírita - Geraldo Campetti Sobrinho



OBRAS DE REFERÊNCIA NA LITERATURA ESPÍRITA


A literatura espírita está cada vez mais rica, com uma oferta vultosa de títulos pelo mercado editorial que nos causa admiração. São obras mediúnicas e outras escritas por estudiosos e pesquisadores do Espiritismo, apresentando valiosa contribuição para o entendimento das questões transcendentes do Espírito imortal e de suas existências físicas.

Dentre esse vasto acervo, crescente em escala geométrica a cada dia, é recomendável que jamais descuremos do contato com as obras fundamentais codificadas por Allan Kardec, a fim de mantermos sempre a segurança doutrinária e sabermos distinguir, pela lógica e lucidez, o conteúdo espírita do que vem sendo confundido com outros conceitos, supostamente “espiritistas”, em obras de duvidosa origem e informações questionáveis.

Como o universo é amplo, não temos tempo para ler todas as obras que são publicadas. O ideal é que tais livros fossem rigorosamente selecionados pelas editoras antes de sua edição, procedimento infelizmente não adotado na maioria das vezes. Resta, em tais situações, a seleção da leitura pelo próprio leitor, nem sempre preparado para esse mister, sobretudo quando incipiente em matéria doutrinária.

Para facilitar o acesso à informação espírita têm surgido diversas obras de referência destinadas a serem o ponto inicial de qualquer pesquisa e estudo doutrinário, atendendo a finalidades variadas de preparação de palestras, aulas, estudos individuais e em grupo, esclarecimento de dúvidas, redação de artigos e livros… São bibliografias, catálogos, dicionários, enciclopédias, glossários, guias, índices, manuais, repertórios, tesauros, entre outros trabalhos do gênero, merecedores de especial atenção pelo aprendiz do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

A Federação Espírita Brasileira, no cumprimento de sua missão relativa à difusão, estudo e prática do Espiritismo, preocupa-se, por intermédio da FEB Editora, em disponibilizar ao público esse valioso recurso de pesquisa. Dessa forma, vem publicando ao longo do tempo obras de acentuado valor para facilitar a vida do pesquisador, estudioso ou mesmo do curioso em aprofundar seus conhecimentos sobre os conteúdos doutrinários.

Dicionário da alma, Pérolas do além, Vocabulário histórico e geográfico dos romances de Emmanuel, Palavras de Emmanuel, O livro espírita na FEB, O Espiritismo de A a Z, Guia de fontes espíritas, Índice da Revista Espírita são algumas dessas publicações, parte delas disponibilizadas para pesquisa no portal www.febnet.org.br.

Nessa diretriz, a FEB Editora lançou mais uma valiosa obra de referência intitulada A vida no mundo espiritual: estudo da obra de André Luiz. Resultado de esforço coletivo, e contando com significativa apresentação do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, trata-se de repertório que contempla o resumo dos livros e de cada capítulo das obras da conhecida coleção, minibiografia dos personagens citados pelo autor, coletânea de orações, índice consolidado, glossário, previsões científicas e tecnológicas na obra de André Luiz, e as referências utilizadas como fonte de consulta para a realização do trabalho.

Esperamos que o estimado leitor usufrua dessa fonte de preciosos recursos para o estudo e entendimento da atualíssima coleção A vida no mundo espiritual ditada pelo Espírito André Luiz ao médium Francisco Cândido Xavier.



Geraldo Campetti Sobrinho
Fonte: FEBNet

Nenhum comentário: