UMA ATITUDE, UM EXEMPLO
Alguns afirmam que professor é tarefa que está em declínio, considerando-se os baixos salários da classe.
Outros apontam que professores dedicados, atenciosos, daqueles que abraçam a profissão por legítima vocação, estão em extinção. Sempre viável se reproduzir alguns fatos, que nos dizem que há muito amor circulando pelas escolas.
Um rapaz encontrou seu antigo professor e lhe perguntou: Oi, professor, lembra de mim?
Como muitos de nós, que não arquivamos na memória registros fotográficos, respondeu o profissional não se recordar dele, em absoluto.
Mas lhe perguntou: O que anda fazendo?
A resposta foi rápida: Sou professor. Abracei o magistério por sua causa.
A surpresa do professor foi grande. Não somente não se lembrava daquele aluno quanto nem remotamente, podia imaginar o que fizera que pudesse ter estimulado o jovem daquela maneira.
E o rapaz contou: Um dia, um amigo meu, estudante da mesma classe, apareceu com um relógio novo, lindo.
Era um modelo caro e, de imediato, o desejei para mim.
Num momento de distração do colega, eu o apanhei e coloquei em meu bolso.
Quando ele percebeu o furto, reclamou junto ao senhor.
Alto e claro, o senhor deu a ordem para que o relógio fosse devolvido ao seu dono. Ninguém se mexeu. Olharam uns para os outros, como eu mesmo fiz, para disfarçar.
Então, o senhor foi até a porta e a trancou. Pediu que todos ficássemos em pé e fechássemos os olhos.
Lentamente, foi de um para outro aluno, revistando os bolsos. Achou o relógio no meu, mas continuou passando revista até o último da classe.
Quando terminou, declarou que o relógio fora encontrado. Todos abrimos os olhos.
Não houve nenhuma acusação, nenhuma advertência. Nunca tornou a mencionar o episódio, não declarou para a turma curiosa quem tinha cometido o furto.
Naquele dia, o senhor salvou a minha dignidade. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida.
Fiquei esperando que, em algum momento, me chamasse em particular, para me falar sobre honestidade, moral. Nada.
Então, eu entendi o que era um verdadeiro educador. E desejei, ardentemente, ser assim.
Ajudar, talvez, em algum momento, um menino indisciplinado, perdido em si mesmo.
Por fim, concluiu o moço: Acho estranho que o senhor não lembre disso. Não marcou a minha fisionomia?
E o professor, sereno, respondeu: Desculpe. Eu lembro do relógio furtado, de eu ter revistado toda a turma.
Mas, de verdade, não lembro de você por causa de um detalhe: quando fui fazer a revista, eu fui tateando, no escuro, porque eu também fechei os olhos.
Que lição! Quantos de nós precisamos seguir esse exemplo. Porque temos muita pressa e quase prazer em apontar as faltas alheias.
No entanto, a ação cristã nos diz que as faltas do próximo somente devem ser divulgadas quando objetivem o bem das pessoas.
Como um exemplo desses impressiona e marca, de forma positiva, uma vida.
Como precisamos, nos dias atuais, desse comportamento. Desse se importar com a imagem do outro, que, em momento de invigilância, cometeu um erro, uma falha.
E precisa da nossa compaixão, sobretudo, de uma segunda chance.
Pensemos a respeito.
Por Redação do Momento Espírita, com base em narrativa de autoria ignorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário