Total de visualizações de página

21 setembro 2013

Renovação - Martins Peralva


RENOVAÇÃO 
Brilhe a vossa luz

O supremo objetivo do homem, na Terra, é o da sua própria renovação. Aprender, refletir e melhorar­se, pelo trabalho que dignifica - eis a nossa finalidade, o sentido divino de nossa presença no mundo. 

Descendo o Cristo das esferas de luz da Espiritualidade Superior à Terra, teve por escopo orientar a Humanidade na direção do aperfeiçoamento. 

"Brilhe a vossa luz" - eis a palavra de ordem, enérgica e suave, de Jesus, a quantos Lhe herdaram o patrimônio evangélico, trazido ao mundo ao preço do Seu próprio sacrifício. A infinita ternura de Sua Angelical Alma sugere­nos, incisiva e amorosamente, o esforço benéfico: "Brilhe a vossa luz." 

O interesse do Senhor é o de que os Seus discípulos, de ontem, de hoje e de qualquer tempo, sejam enobrecidos por meio de uma existência moralizada, esclarecida, fraterna. 

O Evangelho aí está, como presente dos céus, para que o ser humano se reflete com as suas bênçãos, se inunde de suas luzes, se revigore com as suas energias, se enriqueça com os seus ensinos eternos. 

O Espiritismo, em particular, como revivescência do Cristianismo, também aí está, ofertando­nos os oceânicos tesouros da Codificação. 

Pode-­se perguntar: De que mais precisa o homem, para engrandecer­se, pela cultura e pelo sentimento, se lhe não faltam os elementos de renovação, plena, integral, positiva?... Que falta ao homem moderno, usufrutuário de tantas bênçãos, para que "brilhe a sua luz? 

A renovação do homem, sob o ponto de vista moral, intelectual e espiritual, é difícil, sem dúvida. Mas é francamente realizável. É indispensável, tão somente, disponha­se ele ao esforço transformativo, com a consequente utilização desses recursos, desses meios, desses elementos que o Evangelho e o Espiritismo lhe fornecem exuberantemente, farta e abundantemente, sem a exigência de qualquer outro preço a não ser o preço de uma coisa bem simples: a boa vontade. 

A disposição de auto­melhoria. O homem, para renovar­se, tem que estabelecer um programa tríplice, como ponto de partida para a sua realização íntima, para que "brilhe a sua luz", baseado no Estudo, na Meditação e no Trabalho.

ESTUDO: - O estudo se obtém através da leitura do Evangelho, dos livros da Doutrina Espírita e de quaisquer obras educativas, religiosas ou filosóficas, que o levem a projetar a mente na direção dos ideais superiores.18 - Martins Peralva O estudo deve ser meditado, assimilado e posto em prática, a fim de que se transforme em frutos de renovação efetiva, positiva e consciente: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos fará livres." 

MEDITAÇÃO: - A meditação é o ato pelo qual se volve o homem para dentro de si mesmo, onde encontrará a Deus, no esplendor de Sua Glória, na plenitude do Seu Poder, na ilimitada expansão do Seu Amor: "O Reino de Deus está dentro de vós." Através da prece, na meditação, obterá o homem a fé de que necessita para a superação de suas fraquezas e a esperança que lhe estimulará o bom ânimo, na arrancada penosa, bem como o conforto e o bem­estar que lhe assegurarão, nos momentos difíceis, o equilíbrio interior. Na meditação e na prece haurirá o homem a sua própria tonificação, o seu próprio fortalecimento moral e a inspiração para o bem.

TRABALHO: - O trabalho, em tese, para o ser em processo de evolução, configura­se sob três aspectos principais: material, espiritual, moral. Através do trabalho material, propriamente dito, dignifica­se o homem no cumprimento dos deveres para consigo mesmo, para com a família que Deus lhe confiou, para com a sociedade de que participa. Pelo trabalho espiritual, exerce a fraternidade com o próximo e aperfeiçoa­se no conhecimento transcendente da alma imortal. 

No campo da atividade moral, lutará, simultaneamente, por adquirir qualidades elevadas, ou, se for o caso, por sublimar aquelas com que já se sente aquinhoado. 

Em resumo: aquisição, cultivo e ampliação de qualidades superiores que o distanciem, em definitivo, da animalidade em que jaz há milênios de milênios: "É na vossa perseverança que ganhamos as vossas almas." 

A estrada é difícil, o caminho é longo, repleto de espinhos e pedras, de obstáculos e limitações, porém, a meta é perfeitamente alcançável. Uma coisa, apenas, é indispensável: um pouco de boa vontade. Boa vontade construtiva, eficiente, positiva. O resto virá, no curso da longa viagem... 

Martins Peralva


Nenhum comentário: