Total de visualizações de página

02 setembro 2013

O Orgulho é o Terrível Adversário - Clóvis Ramos


O ORGULHO É O TERRÍVEL ADVERSÁRIO

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é que os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são as recompensas concedidas ao seu valor, e que sua essência é mais pura do que a do pobre. Eles acreditam que isso lhes é devido, e eis que, quando Deus as retira, acusam-no de injusto. Oh, escárnio e cegueira! Acaso Deus vos diferenciará pelo físico? O corpo do pobre não é da mesma substância que o do rico? Fez o Criador duas espécies de homens?

O ricaço, enquanto dormes sob os dourados tetos, resguardado do frio, não sabes tu que inúmeros irmãos teus, que te ajudam, dormem sobre esteiras? O infeliz, que tem fome, não é teu semelhante? A esta palavra rebela-se teu orgulho. Concordas em lhe dar uma esmola, nunca a lhe estender a mão.

Oh, lança um olhar de humildade sobre ti mesmo. Volve os olhos para as realidades das coisas deste mundo, para o que compõe a grandeza e a desonra no outro. Pondera que a morte será implacável tanto contigo como com os outros, e que os seus títulos não te livram dela. Que a morte pode ferir-te amanhã, hoje mesmo, neste instante, e se tu te amortalhares no teu orgulho, então muito serás digno de lástima, de compaixão. 

Espera e ora. A felicidade não é ainda deste mundo. Aos pobres oprimidos e confiantes em Deus, é concedido o reino dos céus.

Por que chorar? Ergue o teu olhar compassivo e sereno para Deus, que alimenta até os passarinhos. Tem confiança nELE e não ficarás abandonado.

Vós todos que sofreis as injustiças dos homens, sede tolerantes com os erros dos vossos irmãos, sabendo que também não sois irrepreensíveis. Isto é igualmente caridade e humildade. Se sofreis calúnias, suportai essa provação. Que vos importa o julgamento do mundo? Se a vossa conduta é pura, o Senhor não vos pode recompensar? Receber com humildade as humilhações dos homens é sábio e admitir que só Deus é grande e poderoso.

Será preciso, meu Deus, que Jesus venha segunda vez à Terra ensinar aos homens as leis que eles esqueceram? Deverá Ele de novo expulsar os vendilhões do templo, que maculavam a tua casa de oração? E quem sabe, ó homens, se vos concedendo Deus essa graça, não o renegaríeis como outrora, considerando-o um blasfemador por invectivar o orgulho dos fariseus modernos e não faríeis palmilhar ainda, o caminho do Calvário?

O Cristo nos deixou a sua doutrina, dando-nos o exemplo de todas as virtudes, e vós desprezastes esses exemplos e ensinos. Conservando cada um as suas paixões vos tornais um Deus ao vosso sabor, segundo uns, sanguinário e terrível, segundo outros, descuidado dos interesses do mundo. O Deus que fabricastes é, ainda, o bezerro de ouro, que cada qual apropria a seu gosto e vontade.

Sede bons e caridosos sem ostentação, quero dizer, fazei o bem com humildade: cada qual desmanche pouco a pouco o altar erguido ao orgulho, em uma palavra, sede verdadeiramente cristãos, e alcançareis o reino da verdade.

Por que vos lastimais das calamidades que amontoastes sobre as vossas cabeças? Desde que esquecestes a santa e divina moral do Cristo, não vos espanteis de que o cálice da iniquidade tenha transbordado em toda parte.

De "O perfume do Evangelho" 
De Clóvis Ramos

Nenhum comentário: