Total de visualizações de página

13 outubro 2014

Resgatando Valores Esquecidos - Maria Luzia Almeida Rosa



RESGATANDO VALORES ESQUECIDOS!


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

O homem terá que conviver com a natureza social do próprio homem; mas sempre nos vem à mente: será que estamos realizando as tarefas adequadamente ou esperando que os outros façam por nós, aquilo que somente à nós compete.

A mídia nos contempla todos os dias com fatos, notícias, ocorrências, acontecimentos muito duros, tragédias, barbáries que nos amedrontam.

A passividade tomou conta do homem, levando-o a uma acomodação que dá medo de viver. Medo de tudo, da vida.

A vida moderna com todas as facilidades e dificuldades vem preenchendo tanto o tempo e a vida fugaz do ser humano, que o pouco espaço que lhe resta não sobra lugar para a busca dos valores nobres do espírito.

Onde estão a ética, a justiça, a disciplina, a honestidade, a solidariedade, a verdade? Valores imprescindíveis para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada e mais feliz.

Como almejar esse equilíbrio social se perdemos a dignidade, a beleza e a graça da vida, tornando-nos engenheiros do mau humor.

Clientes assíduos das clínicas psicológicas e das sessões de terapia, até mesmo regressões de vidas passadas para resolver problemas emocionais criados pelas nossas invigilâncias, nossos deslizes, nossos lixos mentais, emocionais e afetivos no coração. Geralmente, vivemos caçando e remexendo lixos alheios.

Há gente que só tem olhos para o lixo e, lamentavelmente, não cogitam em reciclar suas próprias atitudes, seus pensamentos, seus posicionamentos e ideias.

Acomodam-se na busca insana pelo lixo dos outros; criticam os familiares, parentes, amigos, vizinhos, o governo, o salário, a política, a religião do outro, o lixo e a sujeira da cidade e esquece o lixo seu.

Viu como adoramos caçar encrencas para nós próprios?

Não mandamos em nossos hábitos, não respeitamos leis impostas pelo próprio homem, há um desrespeito total a tudo: a natureza, ao trânsito, ao corpo físico, a saúde, ao ser humano, ao outro; é um abuso à integridade, a esse espírito reencarnante que veio para a busca da perfeição.

Onde estão os valores essenciais para essa constante busca?

Que condições o planeta Terra nos oferece?

O que estamos fazendo para melhorar?

O que nos resta é a Educação dos sentimentos; a Pedagogia do respeito, o resgate da dignidade humana e a valorização do Ser.

A receita é fácil e maravilhosa: adote o Cristo em suas atitudes. Se sonhamos com uma sociedade justa e feliz estamos precisando um pouco de luz e beleza; de graça e alegria para continuar a sonhar, para que a vida se torne suportável e especial.



Maria Luzia Almeida Rosa é funcionária pública aposentada, dirigente na Instituição Nosso Lar em Araçatuba e ex-presidente da União das Sociedades Espíritas (USE).  Fonte: CACEF

Nenhum comentário: