Total de visualizações de página

29 janeiro 2015

A Missão dos Espíritas - Espírito Lúcius



A MISSÃO DOS ESPÍRITAS


- Sabem vocês, filhos queridos, que não estamos no mundo para nos abanarmos em busca de posições cômodas e fáceis. Todos os que se conduzam pelos caminhos da alienação, cedo ou tarde serão obrigados a acordar pela dor, no triste despertamento para a verdade. Quanto aos que já nos candidatamos a servir por amor, não deixemos passar o instante precioso indicado por Jesus para a renovação de nós mesmos. Sei que os presentes demonstram acentuada disposição de servir, mas estamos no período do sacrifício.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos preciosa página no capítulo XX que nos ensina sobre “A missão dos espíritas”. Nela estão profundas advertências que nos devem tocar o senso do dever, se aceitarmos as tarefas de cooperadores sinceros do Cristo de Deus, na obra de regeneração do mundo.

Leu o trecho a que se refere o Espírito Ribeiro ao dirigir-se aos trabalhadores responsáveis:

Não escutais já o ruído da tempestade que há de arr velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniquidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a voss fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o dogma da reencarnação e da elevação dos Espírito», conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Os verdadeiros adeptos do espiritismo!… sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai.

Convosco estão os Espíritos elevados. Certamente falareis a criaturas que não quererão escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente à abnegação. Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas não importa. Faz-se mister regueis com os vossos suores o terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!

Esta não é a hora de exigir direitos ou esperar facilidades, mas, ao contrário, é a do sacrifício de tudo o que possamos deixar para que o principal se realize. Os hábitos, os trabalhos e as ocupações fúteis são menos importantes na ordem das coisas, sobretudo agora que se aceleram os eventos que trarão o homem à consciência lúcida.

Nesta casa modesta, recebemos parte dos muitos vitimados nos trágicos acontecimentos do outro lado do mundo. Como nós, todas as instituições cristãs-espíritas, por sua natureza mais preparadas na questão do entendimento das leis do universo e na vivência da fraternidade real, serão postos de atendimento emergencial. O coração do divino mestre precisa de auxiliares para servirem de algodão, analgésico, alento e esperança a todos os feridos que puderem ser resgatados, no revolto mar da vida espiritual.

Nosso centro será mais uma unidade socorrista. Certamente que não nos sobram trabalhadores. Todavia, também não nos falta a boa vontade real. Assim, precisaremos mais ainda da cooperação de cada um de vocês.

Acostumados às disciplinas do trabalho, todos são pontos de apoio com os quais contamos para o oferecimento do melhor socorro.

Um hospital necessita de doadores de sangue nas grandes crises, tanto quanto a casa espírita necessita de doadores de energias benéficas e bons exemplos.

Contamos com todos para o trabalho noturno, após o adormecimento físico, porquanto de seus fluidos vitais, centenas de benefícios poderão ser espalhados aos desesperados. Não nos limitaremos a esperá-los por aqui duas vezes por semana. Precisamos de mais já que a necessidade é maior. Então, não se desgastem em atividades desnecessárias. Alguns sentirão uma espécie de cansaço durante o dia, indicativo de que suas energias estarão sendo utilizadas. Os que puderem repousar nessas horas, facilitarão o trabalho dos técnicos espirituais. Em muitos casos, não será necessário mais do que quinze minutos a meia hora de descanso, ainda que não aconteça o sono profundo.

Caso tal fragilidade aconteça em hora na qual não lhe seja possível repousar, asserenem o pensamento e liguem-se pelo pensamento ao nosso grupo a hm de que a sintonia se faça mais fácil. Afastem-se para algum local mais tranquilo e façam uma oração silenciosa.

Não se deixem impressionar pelas notícias nem se contaminem com o abatimento das pessoas que, em vez de se tornarem dínamos de otimismo, geralmente se deixam enfraquecer pela desgraça, piorando o próprio estado.

O mundo espiritual não precisa de mais gente atrapalhando o serviço do bem. Temos necessidades de idealistas e corajosos que não meçam suas conveniências ou interesses para fazerem aquilo que temos aprendido juntos: força, coragem, paciência e fé.


Espírito Lúcius
Psicografia de André Luiz Ruiz
Livro No Final da Última Hora

Nenhum comentário: