Total de visualizações de página

14 outubro 2018

Primeiro livro de Simonetti publicado pela FEB - Geraldo Campetti Sobrinho



PRIMEIRO LIVRO DE SIMONETTI PUBLICADO PELA FEB


Para viver a grande mensagem

Amigo leitor, você está diante do primeiro livro de Richard Simonetti, publicado pela Federação Espírita Brasileira em 1970.

Nesta valiosa obra, Simonetti reúne artigos veiculados em Reformador, porta voz oficial da Casa de Ismael, em outros periódicos espíritas, bem como alguns textos inéditos.

Aqui também está o primeiro texto do autor vindo a lume no centenário periódico em 1963, inserido no Para viver a grande mensagem como primeiro capítulo!

São dois resgates históricos em uma só obra!

Escrevi alhures as palavras que se seguem sobre a importância do estudo da Doutrina Espírita. Considero que uma boa forma de iniciar esse aprendizado é com a leitura de um livro desse nosso amigo-irmão, de fala firme e de escrita leve, acessível à compreensão de todos e consoante com o pensamento de Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

“A leitura atenta e o estudo continuado das obras fundamentais do Espiritismo sempre renovam nossa oportunidade de aprender. Dá a impressão, inclusive, de que estamos diante de um conteúdo inédito, quando nos certificamos, após algum tempo, de que já o havíamos lido anteriormente. Isso decorre, em nosso entendimento, de duas razões principais: a constante atualização dos conteúdos doutrinários expostos na obra básica da Codificação Espírita, isto é, o conteúdo espírita organizado na obra kardequiana foi, é e continua sendo atual; e a oportuna necessidade de atualizarmos nosso entendimento acerca da mensagem evangélica pelo salutar hábito do estudo, ou seja, precisamos “atualizar” nossa ignorância, buscando novos conhecimentos, cujos assentamentos encontram-se, sem exceção, nas inamovíveis bases definidas no arcabouço doutrinário.

As orientações seguras advindas da Espiritualidade Superior nos recomendam, inclusive, que dediquemos pelo menos 15 minutos diariamente para a leitura de alguma obra escrita sob a responsabilidade de Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita.

Esse contato diário com a obra básica, integrada pelo Pentateuco Kardequiano (O livro dos Espíritos, O livro dos médiuns, O evangelho segundo o Espiritismo, O céu e o inferno e A gênese), somando-se Obras póstumas, O que é o Espiritismo e a extraordinária Revista Espírita (1858-1869), certamente nos colocará a par da sabedoria espiritual e da genialidade de Kardec ao ensejar que tais ensinamentos renovadores fossem materializados na Terra para acesso de todos nós, trabalhadores e aprendizes da última hora.

O estudo possibilita ampliar a visão e o entendimento, a reflexão e a prática, sobre tudo o que nos sensibiliza as percepções, dilatando gradativamente a nossa capacidade de compreensão, a zona lúcida, conforme expressão do estudioso francês Paul Gibier.

O estudo espírita pode ser individual, num processo persistente de autodesenvolvimento, e coletivo, quando nos predispomos a integrar algum grupo interessado em propósitos semelhantes de se reunir e aprender, pelo compartilhamento de lições e experiências.

Ambas as tipologias de estudo, individual e coletivo, exigem planejamento, disciplina e organização do proponente ao aprendizado.

Para o estudo individual, alimentemo-nos de boa vontade, separemos um tempo diário de pelo menos 15 minutos, e iniciemos com o propósito firme de ir adiante. No início, há de se vencer algumas resistências naturais. Depois, torna-se mais fácil.

Para o estudo em grupo, as casas espíritas ofertam várias possibilidades, aproveitando-se do material de excelente qualidade disponibilizado ao movimento espírita pela FEB. São os programas do Estudo Sistematizado, do Estudo Aprofundado, do Estudo e Prática da Mediunidade, de cursos específicos sobre as obras da Codificação e de algumas publicações subsidiárias.

Oportunidades de estudo e aprendizado não faltam. O que às vezes falta é nossa boa vontade de estudar e aprender.

Que tal enriquecermos nossa trajetória presente, aproveitando a oportunidade de educação espiritual, propondo-nos à efetiva renovação íntima pelo exercício dos magnos mandamentos recomendados pelo Espírito de Verdade: amai-vos e instrui-vos?!”

*

Estou certo de que a leitura desta obra e as reflexões dela decorrentes propiciarão a você, amigo leitor, inesquecível aprendizado e o despertar para vivência cotidiana da grande mensagem do Evangelho de Jesus, revivido integralmente pela Doutrina Espírita nos tempos atuais.


Geraldo Campetti Sobrinho
Brasília (DF), julho de 2018
Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira


Nenhum comentário: