Total de visualizações de página

07 agosto 2013

Falar com Humor - Miramez


FALAR COM HUMOR

Quem sabe falar com humor cristão é um poeta sublimado que metrifica pensamentos e palavras, sentimentos e ações, fazendo de sua boca uma fonte de luz, despertando dons da mesma natureza nos outros, que se multiplicam infinitamente na lavoura da alma.

A tentativa de modificar a nossa disposição na hora de falar, se porventura estivermos mal-humorados, é valiosa. A cara fechada predispõe a alma a alimentar corrosivos que volitam sem cessar na atmosfera da Terra, que atraímos por simples invigilância dos sentimentos. E depois que estes se agregam ao organismo, ou se impregnam no nosso campo de força individual, o custo é bem maior para que possamos expulsá-los do nosso convívio. Antes que cresça o mal, é mais inteligente que nos defendamos da sua ação perturbadora.

A conversa requer muitos cuidados para ser instrumento de paz. Os implementos da fala são os sentimentos que nela depositas. Se benéficos, brilharás como a luz; se maléficos, envolverás em trevas os sons e assuntos que pronuncias. Se ainda não terminaste o curso de educação da mente na formação das ideias, seleciona pelo menos o que falas aos outros, pois, o lixo dos maus pensamentos deve ficar, por lei, com quem pensou. A natureza íntima se encarregará de expulsá-lo, com alguns danos ao campo biológico, ou entregá-lo à subconsciência, que o fechará no seu baú misterioso, aguardando oportunidade de transformá-lo em lições grandiosas para a alma. No entanto, não deves esmorecer, que a autoeducação não pode parar, pois é na luta sem tréguas em favor do aprimoramento que acenderás a luz de Deus dentro de ti. E o prêmio é sentir nascer o sol na tua alma, libertando em todos os sentidos, a verdade.

O bom humor é uma força divina a nosso favor, um copo de água fria que bebes ou ofertas com alegria no coração, que transcende a todos os problemas, que esquece todas as ofensas, que faz da esperança a sua realização. Podes ser curado de quaisquer enfermidades, como também curar os outros e, se queres garantir a tua maior eficácia, ajunta o humor elevado, a palavra, na disciplina evangélica. As nossas conversações ficam gravadas em toda a nossa estrutura espiritual e física, irradiando-se por onde passamos. Conscientes desta verdade, procuremos pensar e falar melhor a cada dia, a cada hora, a cada minutos e segundo, que a vida nos promete vida.

Os grandes mestres do passado já conheciam essa ciência do falar, tanto que registramos aqui, para maior comprovação, um texto tirado do Deuteronômio, capítulo quatro, versículo dezoito: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre vossos olhos.”

Quem tem olhos para ver que veja e ouvidos para ouvir que ouça. Tudo que estamos tentando dizer à humanidade já foi dito em outras épocas; repetimos em outras palavras, de conformidade com o tempo em que agora vives e, principalmente, para cumprir as promessas anunciadas pelo Cristo de Deus: que viria o Espírito de Verdade confirmando tudo o que Ele havia dito, acrescentando valores novos, porque suportas novas instruções no campo do entendimento...E esse Espírito de Verdade é um aglomerado de almas, como estrelas que descem dos céus para a Terra, em favor de todas as criaturas, com a missão sagrada de fazer Jesus mais conhecido, sem esquecer o lugar que ocupa um alfinete jogado ao monturo. Ele é, por excelência, o Sol Espiritual de todos nós que viajamos na Terra, com o mesmo destino das estrelas.

E se já nos apoderamos, por misericórdia, de alguns dons, cultivemo-los. Se o assunto hoje é a fala, vamos falar, mas falar com dignidade, alegria e amor, trabalhando a cada vez que pronunciarmos uma frase, para que ela seja portadora do humor, filho da simplicidade e irmão gêmeo do bem-estar.

Antes que cresça o mal, é mais inteligente que nos defendamos da sua ação perturbadora.


De: “Horizontes da Fala”
De João Nunes Maia
Pelo Espírito Miramez

Nenhum comentário: