Total de visualizações de página

02 novembro 2013

Pai - Que pessoa é essa? - Guaraci de Lima Silveira



PAI - QUE PESSOA É ESSA? 

Vivi uma vida repleta de problemas, mas não são nada comparado com os problemas que teve que se enfrentar meu pai para  conseguir que minha  vida começasse”. Bartrand Hubbard.

Foi no século IV a.C. que a figura masculina assumiu o controle das ações dentro das coletividades humanas. Antes os cultos eram oferecidos às mulheres, notadamente pela maternidade. Naquela época os clãs eram dominantes e o homem teve que assumir o controle da família e todos os que não fossem do sexo masculino deveriam seguir seus comandos. Na história das civilizações encontramos constantemente a figura do escravo. Também o escravo devia obediência ao homem. A soberania masculina era hereditária e, assim, permaneceu por longos períodos históricos.

Os professores Aquino, Oscar e Denise no livro “História das Sociedades” faz importante abordagem ao assunto, elucidando-o: “Antes, nas comunidades primitivas, a família se confundia com o próprio grupo; todos se consideravam ligados por laços consangüíneos e a descendência era fixada pelo lado feminino, pois a mulher exercia uma atividade mais importante para a sobrevivência do grupo – a coleta. Vigorava o direito materno... Com o surgimento da propriedade privada, o direito materno foi derrubado e a descendência passou a se fazer pelo lado paterno para garantir o direito dos filhos à herança. Desse modo garantia-se a acumulação da riqueza para a família. Da mulher passou a exigir-se a virgindade e a fidelidade conjugal – imposição feita principalmente para garantir a certeza da paternidade e, portanto, para legitimar o direito dos filhos à herança”.

Assim explica-se historicamente o porquê da soberania masculina na relação familiar. Acontece, porém, que a medida surgia apenas para garantir a descendência das riquezas. E como ficavam os filhos? Provavelmente eram educados para garantir a sobrevivência do clã e defende-lo das agressões internas e externas. São notáveis os fatos que relatam a transferência do poder paternal ao primogênito, um deles, talvez o mais famoso historicamente, é o caso de Esaú e Jacó, netos de Abraão.

O tempo passou e o homem continuou como dominante. Filhos nasciam e cresciam sob os tetos constituídos. E lá estava ela, a mãe, cuidando da educação enquanto o pai cuidava da manutenção do lar. Pai e Mãe tornaram-se assim peças importantes no constructo social. Os filhos nasciam e se preparavam para o matrimônio. Meninas dos doze anos em diante já podiam pensar em casamento e jovens meninos deviam assumir seus compromissos conjugais bem cedo e assim perpetuavam o “modus operandi” do processo.

Um dia houve uma revolução feminina na qual a mulher deixou o posto de submissão ao homem buscando sua igualdade de direitos. Estamos vivendo presentemente essa situação. Ora, se os pais são independentes entre si e os filhos necessitam tanto deles para crescerem de forma psicologicamente sadia, como enfrentar a situação? Quem de fato predomina – o pai ou a mãe? Para um estudo mais profundo da questão devemos buscar as observações do psiquiatra e psicanalista e membro da Associação Freudiana da Bélgica e Lacaniana Internacional, Dr. Jean-Pierre Lebrun. Segundo ele a discussão de soberania entre pai e mãe remonta aos tempos dos sábios gregos, notadamente Ésquilo, um dos tragediógrafos, em sua história denominada Oréstia. Naquele episódio a mãe mata o pai e é morta pelo filho por causa do assassinato que cometera. A pergunta é: porque o filho matou a mãe? Seria o caso de ser o pai o legitimo genitor por ser ele o que fecunda e a mulher a que salvaguarda o jovem rebento, apenas nutrindo o germe que lhe fora semeado?

A questão é muito complexa se vista por este lado, contudo o notável psicanalista apresenta outro fato contundente quando explica a relação de parentalidade. Segundo ele “no primeiro tempo, a criança está presa ao gozo materno, mas é necessário que ela se desvincule para poder levar vida própria. O pai funciona como um anteparo, impedindo que esse gozo invada a criança. A figura paterna separa a criança da mãe porque constitui um outro polo do gozo.”

Segundo estas observações notam-se a importância de ambos no processo da condução dos filhos e o pai é aquela figura que oferece à criança uma nova oportunidade: a relação dela com o mundo, pois que ele, o pai, é o representante deste mundo no contexto familiar. Assim o pai passa a ser o dinamizador daquela consciência em direção ao futuro. A mãe representa a o aconchego, o pai a abertura. Assim se explica o porquê do “Honrar Pai e Mãe” inscrito no Decálogo.

Nas questões 582 e 583 de “O Livro dos Espíritos” temos a informação concisa dos deveres de ambos, notamente quando a espiritualidade comenta que “Deus colocou a criança sob a tutela dos pais para que eles a conduzam no caminho do bem, e lhes facultou a tarefa ao conceder à criança uma constituição frágil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões” Joana de Angelis assevera que ”os pais não são os construtores da vida, porém, os médiuns dela, plasmando-a, sob a divina diretriz do Senhor.” Emmanuel, como que concluindo o pensamento acima, nos diz que: “os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura.”

De posse de todas essas informações podemos situar bem a posição do Pai, da Mãe e de ambos no processo de construção de um indivíduo saudável. Quanto ao Pai, ele é o grande orientador do filho em relação ao mundo. Mundo que ele conhece porque nasceu primeiro. A ele é dado o dever de conduzir o filho para as vias úteis dos seus crescimentos, representa o grande cicerone daquele que está retornando para mais um período no corpo físico.

No capítulo 46 do livro “Luz no Lar”, psicografado por Chico Xavier, encontramos a frase abaixo: “Ser Pai é ser colaborador efetivo de Deus, na Criação”. Hoje a moderna psicologia coloca os pais como educadores e a sociedade corre sérios riscos se: “não transmitir à geração seguinte as ferramentas indispensáveis para enfrentar o que pertence à nossa condição comum”, ainda nas palavras de Jean-Pierre.

Ser Pai, portanto, é ser um amigo indispensável para que o filho cresça em paz enquanto se organiza física e psiquicamente para os embates que o aguardam no processo da sua evolução espiritual.

Guaraci de Lima Silveira 
                      

Nenhum comentário: