Total de visualizações de página

08 junho 2015

Relacionamento - Maisa Baria


RELACIONAMENTO


Relacionar-se com alguém não é apenas estar junto, é permitir que a outra pessoa adentre o seu mundo ao mesmo tempo em que exploramos gentilmente o mundo do outro.

Não é possível relacionar-se se não permitirmos que o outro nos desvende, nos conheça e mergulhe dentro de nós. Para um relacionamento dar certo é preciso despir-se do medo, deixar de lado a armadura que nos protege e permitir que o nosso parceiro acesse a nossa alma. No entanto vale lembrar que é essencial que ambos estejam dispostos a essa troca, do contrário não haverá relacionamento, apenas convivência.

O relacionamento acontece à medida que nos revelamos lentamente e damos ao outro a oportunidade de conhecer tudo de nós: da nossa fraqueza à nossa força, de nossos medos aos nossos sonhos, o nosso lado bom e também o ruim. Sem medo de recriminação, sem culpa, sem receio, na certeza de que o outro é parte de tudo isso junto de nós e não está ali para dividir, mas sim para somar conosco, realçando e amplificando os nossos pontos fortes, nos ajudando a superar a nós mesmos e a neutralizar nossas falhas.

Na medida em que permitimos ao outro saber daquilo que se passa dentro da gente, também nós vamos adentrando com cuidado e carinho o mundo interior de nosso parceiro, conhecendo melhor como ele é, do que gosta, o que teme, o que anseia, suas experiências e expectativas diante da vida, assim vamos percebendo onde nos encaixamos e qual o nosso real papel dentro dessa relação. Aos poucos identificamos os pontos que nos ligam e fazemos as conexões que servirão de base para essa relação se solidificar.

Não existe relacionamento perfeito, não existe um alguém perfeito esperando por cada um de nós. O que existe é um alguém que estará disposto junto com você a se permitir caminhar lado a lado pelo mesmo caminho, que te permitirá acessar tudo que se passa dentro dele e que investirá tempo se dedicando a te conhecer, a saber o que se passa dentro de você. E, então juntos vocês construirão essa relação, deixando os excessos de lado, cedendo onde for preciso, respeitando o que precisa ser respeitado, aceitando o que não se pode mudar, e também mudando quando isso for necessário para o crescimento de ambos. Relacionamento com base sólida é construído com tempo, dedicação, paciência e amor. Não acontece de uma hora para outra.

Em um relacionamento estruturado e saudável não nos tornamos um, nos tornamos dois a compartilhar um mesmo caminho, com um mesmo propósito em uma mesma sintonia. Um não caminha mais rápido do que o outro, caminham lado a lado, no mesmo passo, superando juntos cada obstáculo e as adversidades não nos amedronta, porque seja como for, haja o que houver, teremos sempre um ao outro para se apoiar e seguir adiante, e essa certeza por si só nos basta.

Relacionamento com amor é mais do que convivência, é doação, entrega, compreensão e carinho e isso só ocorre quando os parceiros se conhecem verdadeiramente, reconhecendo no outro uma extensão de si mesmos.


Nenhum comentário: