Total de visualizações de página

23 junho 2015

Verdades - Maisa Baria



VERDADES

Somos o resultado das nossas experiências somadas aos valores que nos foram passados desde a infância, multiplicado pelas nossas próprias buscas por respostas, dividido pela influência de cada pessoa com a qual convivemos e do mundo a nossa volta, o balanço final dessa equação será exatamente aquilo que somos, potencializado com a essência do nosso ser.

Parece complexo e talvez não faça o menor sentido nada disso, mas a verdade é que tudo isso só é uma tentativa lúdica de explicar que somos diferentes uns dos outros. As inúmeras variáveis possíveis para essa equação resultam em uma probabilidade infinita de resultados, o que torna impossível dois seres iguais. Portanto, dentro de cada um de nós existe uma verdade, uma concepção do que é certo ou errado, e nem sempre (ou quase nunca) essas verdades coincidem.

Existem pessoas que acreditam que a sua verdade é incontestável, considerando errado qualquer outro pensamento ou comportamento que não se enquadre dentro do seu padrão de certo e errado, esquecendo-se de que o outro talvez tenha uma concepção de vida totalmente diferente da sua, o que não o torna errado, apenas diferente.

É preciso perceber que o outro, assim como nós, tem direito a expressar-se da maneira que acredita ser mais adequada, não precisamos concordar um com o outro, mas devemos nos respeitar afim de que juntos possamos aprender e somar. Há sempre algo a ser aprendido com aquele que pensa diferente de nós. Se nos dermos a chance de ouvir, de escutar, sem preconceito, sem receios, apenas de alma aberta ouvir o que ele tem a dizer, vamos descobrir que assim como nós, dentro de suas próprias verdades, o outro também tem seu valor.

Acredito então que exista a minha verdade, a verdade do outro e a verdade da vida, é que é justamente nessa troca de experiências e aprendizado que adquirimos mais ensinamentos, nos capacitando diante da vida de forma a nos aproximarmos cada vez mais daquilo que é real.

Acreditar que somos detentores de uma verdade absoluta é uma ilusão, acreditar que a vida acontece de fora para dentro, onde nos colocamos como o centro de tudo, é egocêntrico e irreal. A vida acontece todos os dias ao nosso redor independente de nossa vontade, e somos chamados a refletir a todo instante. A grande sabedoria está em perceber que a vida acontece de dentro para fora, exteriorizamos ao mundo aquilo que somos e recebemos do mundo, através da bondade da vida, aquilo que nos falta.

Se você não pode entender a verdade que se passa dentro do outro, não tem problema, apenas compreenda e aceite que ele também tem seus motivos e suas razões. E, quando possível, permita-se ouvir o que ele tem a dizer, você vai se surpreender ao perceber que talvez, vocês sejam mais parecidos do que imaginava.

Essa é a minha verdade


Maisa Baria

Nenhum comentário: