Total de visualizações de página

09 julho 2015

Entre Altos e Baixos - Maisa Baria


ENTRE ALTOS E BAIXOS

O amadurecimento nos convida a olhar a vida com verdade, aceitando a realidade que temos diante de nós, não nos permitindo iludir-se a respeito de nós mesmos, das pessoas e do contexto no qual estamos inseridos.

Quando não temos maturidade suficiente para entender que a vida não vai nos dar tudo que queremos, nos colocamos na posição daquele que sofre acreditando-se vítima das circunstâncias, olhando para o lado e achando que as coisas só acontecem de forma positiva para o outro e não para si mesmo. É muito comum as pessoas olharem para tudo que o outro conquistou e achar que a vida dele é melhor do que a sua, porém esquecem-se de olhar o caminho que o outro percorreu para chegar onde está, não sabem das dificuldades, dos problemas, dos desafios que precisaram ser vencidos para que aquele resultado fosse alcançado.

Se você parar para observar mais atentamente perceberá que a vida tem sempre altos e baixos, e às vezes só enxergamos o outro quando ele está em destaque, no alto. A vida não é uma um caminho linear e sem surpresas; sem tropeços, quedas, superação e conquistas. Não existe um caminho reto e sem curvas, desvios e retornos. A vida é feita de escolhas e a cada um de nós é dado o livre arbítrio de escolher por onde ir, como ir, com quem ir e quando ir. Justamente porque cada um tem esse poder de escolha, e devido os nossos caminhos se entrelaçarem, muitas vezes a escolha de um afeta o caminho do outro. Por isso precisamos fazer escolhas conscientes e ter a maturidade de aceitar que cada um é dono de seu próprio destino.

Diante das dificuldades muitas vezes desejamos que o problema desapareça, que nada daquilo estivesse acontecendo, nos esquecemos de que são justamente os problemas que nos tornam mais amadurecidos. É justamente esse exercício interior de buscar uma solução, de encontrar uma saída, de superar as adversidades e muitas vezes superar a si mesmo, que nos possibilita adquirir confiança em quem somos, nos tornando mais seguros de nós mesmos, descobrindo assim o potencial em nós guardado. Quando nos sentimos lançados para o fundo do poço somos ao mesmo tempo forçados a um mergulho para dentro de nós mesmos, quanto tempo esse mergulho vai durar depende de cada um de nós, mas é certo que quando emergirmos de volta das profundezas de nosso ser, retornamos refeitos e fortalecidos.

Quando a vida te apresentar problemas busque soluções. Quando um obstáculo surgir encontre a melhor maneira de superá-lo. Quando a dor chegar até você procure digeri-la sem se machucar. Quando o desânimo te abater, olhe para si mesmo e pergunte-se se você realmente quer ficar parado onde está. É fácil? Não, não é. É rápida a mudança? Não, também não é. Aceitar as dificuldades, encarar os desafios, resolver os problemas e encher-se de energia positiva quando tudo desmorona a sua volta é muito difícil. Mas lembre-se: Não existe vitória sem batalha. Não há conquista sem desafio. Ninguém vence desistindo.

As dificuldades são degraus que te forçam para cima, ainda que por algum momento você os encare como obstáculos que queiram te derrubar e te impedem de prosseguir, a verdade é que quando você decidir reunir as suas forças e superar esse degrau estará mais alto do que jamais esteve.


Nenhum comentário: