Total de visualizações de página

23 março 2016

Chantagem Emocional - Albino da Santa Cruz


CHANTAGEM EMOCIONAL

O amor de Deus que se estende sobre toda a sua Criação assinalou o homem com uma peculiaridade a mais entre os seres criados, dotando-o da capacidade de amar e ser amado, não-somente por impulsos atávicos, mas por livre iniciativa de suas próprias escolhas.

Nesse sentido, embora sofra as influências naturais da atração, obedecendo ao mecanismo de preservação da espécie, o homem procura deliberar como, quando e com quem irá unir-se para atender as necessidades de dar e receber amor, em uma permuta energética que lhe assegureuma harmonia intima e, por consequência, uma relação equilibrada com o mundo exterior.

No entanto, ao longo de suas múltiplas existências, em virtude das experiências acumuladas na área dos sentimentos, através de relacionamentos negativos e infelizes, causadores de grandes sofrimentos, a criatura desenvolve mecanismos internos de defesa, muitas vezes inconscientemente, para não sofrer, novamente, camuflando os seus reais sentimentos. Entre esses mecanismos destaca-se a chantagem emocional, como um comportamento tipico de camuflagem de sentimentos, no qual o egoismo exacerbado, mais interessado na posse e conquista do que na permuta afetuosa, quando um dos coadjuvantes da relação equipa-se de truques e artificios, que vão desde as clássicas cefaléias, mal-estares súbitos e vertigens até os choros e lágrimas, para finalmente culminar nos desmaios, no intuito de manter o outro aprisionado a um convivio mais frequente, não porque ama, e sim porque sente-se feliz exercendo o papel de dominação com exigências descabidas.

Normalmente, quem usa da chantagem emocional para exercer dominação e controle sobre alguém, é uma criatura enferma das emoções, insegura e com complexo de rejeição, que a si mesma não ama, e por consequência encontra muita dificuldade para amar e dedicar-se ao próximo de forma equilibrada e serena, sem os arroubos e cobranças exageradas, tipicos das paixões que muitas vezes são confundidas com o amor.

Todo chantagista emocional costuma ser muito bem sucedido em qualquer campo em que se envolva profissionalmente; entretanto revela-se um desastre em qualquer área na esfera dos sentimentos e das emoções, por não ter clareza nos limites entre as cobranças que faz e o respeito que deve ao próximo.

Jesus, quando se reporta ao amor, que todos devemos ter para com nossos semelhantes, estabelece como medida: "Não faças a outrem o que não gostarias que a ti fizessem", estatuindo um roteiro de conduta para todos quantos alimentem dúvidas nos relacionamentos afetivos em que estão envolvidos.

Cabe a cada um analisar-se, procurando controlar-se emocionalmente, evitando as exigências descabidas, relevando as pequenas decepções e deslizes, aprendendo a investir na paz e na harmonia, tanto no seu mundo íntimo quanto no mundo à sua volta.

Albino da Santa Cruz

Nenhum comentário: