Total de visualizações de página

12 março 2016

Parto CesárIa traz repercussões espirituais ? - Cristiane Assis


 
PARTE CESÁRIA TRAZ REPERCUSSÕES ESPIRITUAIS?

Antecipar o nascimento de um bebê (por exemplo, cesariana com uma data planejada) tem consequências para o espírito reencarnante? E uma cesária anterior contra-indica um parto normal?
*
Cientificamente, sabemos que os mecanismos envolvidos no trabalho de parto são muito importantes para que a criança nasça nas condições físicas adequadas. Trabalhos especializados também têm demonstrado que os registros psíquicos na criança que nasce de parto cesáreo podem não ser os mais adequados, podendo, ao longo de sua vida, ter influências importantes. Diante desses fatos, o parto abdominal (cesariana) só está indicado nos casos de risco à saúde materna ou fetal, ou ainda na falha do parto normal. Mesmo nos casos de cesária, sabemos que as contrações induzem à produção de hormônios que auxiliam a criança a nascer em melhores condições. A conduta obstétrica depende muito do médico envolvido. Estudos demonstram que uma cesária anterior não contra-indica o parto normal, pois outro bebê está envolvido no processo, e hoje certamente você pode ser uma pessoa diferente do que na gestação anterior. Entretanto, para que isso ocorra, alguns fatores são importantes:

Participação ativa do médico, que deseje tanto quanto você que a criança nasça de parto normal. Seu bebê pode querer nascer a qualquer hora do dia ou da noite e é essencial que ele esteja disposto a recebê-lo. A tranqüilidade do médico e sua felicidade em fazer o que faz é importante para que ele possa se conectar com a equipe espiritual que auxiliará o parto. Estando tudo bem com você e com o bebê fisicamente, essa é a melhor via de parto.

Participação ativa da parturiente no processo. O fato de não ter tido dilatação no parto anterior não é diagnóstico fechado para essa gestação. Sabemos que ansiedade e nervosismo maternos podem influenciar nesse caso. Portanto, para sucesso do parto normal, é essencial que esse realmente seja o seu desejo. O parto normal dói, isso é uma realidade, mas é uma dor suportável e que passa logo após o nascimento do bebê. Porém, ansiedade e nervosismo aumentam a quantidade de receptores para a dor, fazendo com que ela seja maior. É por esse motivo que a dor não é a mesma para todo mundo.

Participação ativa do bebê: como você sabe, o espírito reencarnante também tem seus receios e preocupações. Se a mãe que está consciente do que está acontecendo já fica preocupada, imagine ele que teve sua tranqüilidade intra-útero interrompida e não sabe o porquê. É preciso que a mãe o acolha com muito amor nesse momento, explicando o que está acontecendo, que ele é muito amado e esperado com saúde e que não tem motivos para se preocupar, uma vez que estão junto com vocês, durante todo o processo, muitos amigos espirituais que os auxiliarão para que as coisas ocorram conforme o planejado. Para isso, basta que vocês dois estejam com o Cristo em seus corações, facilitando assim sua tarefa. Independentemente da via de parto, é importante você explicar ao seu bebê que, assim que ele nascer, o pediatra o levará para alguns cuidados, e assim que possível vocês estarão juntos.

É lógico que existem casos em que realmente o parto via vaginal não é possível e, aí sim, a cesárea é mais do que bem indicada, mas é importante lembrar que ela sempre deve ser a última opção


Por Cristiane Assis
Da Associação Médico-Espírita de São Paulo

Nenhum comentário: