Total de visualizações de página

07 março 2016

Mudança - Joanna de Ângelis


MUDANÇAS

A Divindade revela-se ao ser humano na grandeza deslumbrante da Sua obra. Nada obstante, é nas pequenas ocorrências que se manifesta e convida a reflexão em torno do significado existencial de cada um, que a deve conhecer e penetrar-lhe a beleza, crescendo em harmonia até alcançar a plenitude.

O macrocosmo encontra-se ínsito no microcosmo, assim como este faz parte do primeiro. Em tudo está presente a magnificência do Criador aguardando entendimento e aceitação profunda.

Não poucas vezes, uma palavra bem colocada num diálogo, proporciona a compreensão profunda em torno da imortalidade, na qual todos se encontram mergulhados, quer estejam na indumentária carnal ou dela despidos.

Identificá-la e procurar penetrar-lhe o significado essencial é um dos objetivos psicológicos do renascimento material em cuja conquista deve-se investir os melhores recursos iluminativos e sacrificiais.

Normalmente, aguarda-se um acontecimento de expressiva dimensão para o despertamento e a dedicação, qual ocorreu com Saulo de Tarso, quando, às portas de Damasco, na loucura da perseguição aos discípulos de Jesus, foi pelo incomparável Mestre visitado...

Ele necessitava, sem dúvida, de algo retumbante que não lhe desse margem a qualquer sofisma ou duvida, atormentado que vivia sob o jugo da Lei antiga.

E ante a grandeza da ocorrência, ele soube responder ao chamado extraordinário, tornando-se o arauto dos futuros tempos, ao ponto de submeter-se em júbilo ao holocausto da própria existência, em fidelidade ao dever espontaneamente assumido.

Inobstante, pequenos incidentes conseguem despertar a atenção para a mudança de conduta, ensejando a descoberta de novo foco para ser conquistado.

Os valores atribuídos às coisas e propostas do século, cedem lugar a outros significados que transformam a existência e elevam a criatura humana aos páramos da glória espiritual mediante a conquista da harmonia interna.

Deus desvela-se, portanto, nas pequenas coisas, nos encontros fortuitos, nos detalhes ou durante os inexplicáveis tormentos pessoais, nas tribulações, nas vicissitudes, desde que se esteja atento para a penetração na Sua mensagem discretamente oculta. Santa Teresa d'Ávila, por exemplo, enferma por longos mais de vinte anos, desenganada mais de uma vez e tida na condição de morta, recuperava a saúde e voltava aos movimentos e atividades conventuais com a desenvoltura de antes de cada doloroso processo de depuração.

Submetido o corpo a paralisia e o estômago à escassez de alimento, sutilizou-os de tal forma que, nos seus êxtases levitava, derrogando a lei da gravidade.

Outros chamados ao ministério da fé, encontraram-na no dia-a-dia, em observações de determinados fatos, assim como de sutilezas que induziram à mudança de conduta.

Pode acontecer após a inesperada desencarnação de um ser querido, um insucesso profissional ou artístico, cultural ou socioeconômico, quando os objetivos anelados sofrem um forte abalo que impõe mudança de conduta.

Nunca maldigas, portanto, as funestas ocorrências nem os graves dissabores que conduzem significados psicológicos relevantes, se souberes descobri-los.

De igual maneira, detêm-te a analisar comportamentos ao teu lado, que poderiam significar infelicidade e, no entanto, fazem-se edificantes.

Deus supervisiona sem cessar a Criação e exterioriza-se através da mesma, buscando o ser humano, a fim de o retirar das distrações para o enfrentamento da realidade de imortal que é.

A tua existência necessita de estímulos transcendentes para alcançar a meta que te aguarda.

Todos os valores do mundo têm o significado que lhes atribuis.

Na sua transitoriedade servem de instrumentos para tornar a caminhada carnal mais amena e encantadora, sempre passíveis de mudança de mãos e de desapego.

Isto porque, embora úteis são limitados no seu significado real: não preenchem o vazio existencial, não substituem a afetividade que se interrompeu, não impedem os acontecimentos desenhados no mapa da evolução.

Mantém-te ativo para captares as mensagens de Deus, que jamais te abandona, interferindo nos teus passos com delicadeza, assim como também utilizando-se do vigor.

Observa como te encontras e quais os deveres iluminativos que tens deixado pelo caminho, ante as atrações sensoriais que te divertem.

Tem em mente que na sua romagem o tempo não se detém e quando e mal utilizado enseja saldo negativo na contabilidade existencial.

Desse modo, retira das suas lições frequentes a sabedoria para alcançares os patamares elevados da espiritualidade que a todos aguarda na esteira das horas.

Nunca te suponhas sem chance de progredir, arrimando-te a preguiça mental e aos lamentos morais.

Somente quando se está desperto ou sob o estímulo das emoções que se pode identificar o chamado de Deus.

Renova-te sempre e caminharás com segurança no rumo da plenitude.

Velho brocardo popular afirma que tudo quanto não se renova, inevitavelmente morre.

Renovação é Vida e mudança de conduta para melhor é impositivo do processo da evolução.

As boas novas de Jesus são lições de vigorosa atualidade para a incessante renovação moral.

Cuida do vocabulário chulo, das acusações insensatas contra os teus irmãos e sê fiel à mudança para melhor, porquanto serás chamado a prestar contas dos teus arroubos de cólera, de intolerância, de insensatez.

Estás convidado para construir a sociedade digna. Fica atento, pois, ao chamado de Deus.

Joanna de Ângelis
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 10 de novembro de 2014, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: