PERISPÍRITO
LE Questão 93. - O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?
R. - Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.
O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso especifico. - Emmanuel
O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso especifico. - Emmanuel
Os conceitos acima definem, muito bem, o perispírito, envoltório com que os Espíritos se apresentam e com o qual, no mundo espiritual, assinalam sua vivência.
Em seu estudo, temos a considerar, basicamente:
a) - Funções.
b) - Forma.
c) - Organização.
d) - Densidade.
e) - Coloração.
Com tais elementos fundamentais, pode-se ter uma idéia, aproximada, do que seja perispírito, uma vez que, "tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos companheiros encarnados, quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da crisálida", explica Emmanuel.
Funções: Reveste o Espírito, quando desencarnado, e serve de intermediário entre o Espírito e o corpo, durante a encarnação.
Do corpo para o Espírito, transmite sensações; do Espírito para o corpo, conduz impressões.
Forma: Quando os Espíritos possuem determinada elevação, podem modificá-la, à sua vontade. Caso contrário, sob a influência das leis que regem o mundo mental, ou sob a ação de entidades cruéis, como acontece nos processos de zoantropia (aparência de monstros animalescos) e licantropia (aspecto de lobo), pode haver alterações na forma perispirital, independente da vontade do Espírito.
Organização: Organiza-se o perispírito com o fluido peculiar ao mundo onde vive: "Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa."
Densidade: Quintessenciada ou rarefeita, nas almas grandemente evoluídas, pastosa ou opaca, nas almas muito imperfeitas.
Coloração: Luminosa e brilhante, nos Espíritos Superiores; sem qualquer brilho, nas almas inferiorizadas.
A existência do perispírito, que é termo espírita designativo desse singular corpo que reveste o Espírito desencarnado, é conhecida desde a mais remota antigüidade, tendo recebido, através do tempo, várias denominações.
Entre os homens primitivos, no alvorecer da humanidade, dão-lhe o estranho nome de CORPO-SOMBRA.
Funções: Reveste o Espírito, quando desencarnado, e serve de intermediário entre o Espírito e o corpo, durante a encarnação.
Do corpo para o Espírito, transmite sensações; do Espírito para o corpo, conduz impressões.
Forma: Quando os Espíritos possuem determinada elevação, podem modificá-la, à sua vontade. Caso contrário, sob a influência das leis que regem o mundo mental, ou sob a ação de entidades cruéis, como acontece nos processos de zoantropia (aparência de monstros animalescos) e licantropia (aspecto de lobo), pode haver alterações na forma perispirital, independente da vontade do Espírito.
Organização: Organiza-se o perispírito com o fluido peculiar ao mundo onde vive: "Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa."
Densidade: Quintessenciada ou rarefeita, nas almas grandemente evoluídas, pastosa ou opaca, nas almas muito imperfeitas.
Coloração: Luminosa e brilhante, nos Espíritos Superiores; sem qualquer brilho, nas almas inferiorizadas.
A existência do perispírito, que é termo espírita designativo desse singular corpo que reveste o Espírito desencarnado, é conhecida desde a mais remota antigüidade, tendo recebido, através do tempo, várias denominações.
Entre os homens primitivos, no alvorecer da humanidade, dão-lhe o estranho nome de CORPO-SOMBRA.
Entre os egípcios, KÁ.
Os teosofistas denominam-no CORPO ASTRAL.
Paulo de Tarso designa-o CORPO CELESTE.
Filósofos do século XIX chamavam-lhe MEDIADOR PLÁSTICO.
Allan Kardec, codificando o Espiritismo, deu-lhe o nome de PERISPIRITO.
Nas palavras de Jesus - "Os teus olhos são a candeia do teu corpo" - identificamos clara referência ao perispírito, pois sabemos que olhos maus densificam-no, enquanto olhos bons e puros dão-lhe claridade.
Emmanuel, o elevado Instrutor Espiritual, define-o por "campo eletromagnético, em circuito fechado, constituído de gases rarefeitos", classificando o seu desenvolvimento, no tempo e através das espécies, da seguinte maneira:
I) - Subhumana (forma) - Animais
II) - Protoforma humana - Macacóides
III) - Psicossoma primitivo - SelvagensEmmanuel, o elevado Instrutor Espiritual, define-o por "campo eletromagnético, em circuito fechado, constituído de gases rarefeitos", classificando o seu desenvolvimento, no tempo e através das espécies, da seguinte maneira:
I) - Subhumana (forma) - Animais
II) - Protoforma humana - Macacóides
IV) - Psicossoma inferior - Homens animalizados
V) - Psicossoma normal - Homens normais
VI) - Psicossoma superior - Almas metanormais
VII) - Almas sublimadas - Angelitude
No tocante à densidade normal da 5." classificação, a coloração, o psicossoma tem três categorias, a saber:
a) - Esforço
b) - Sacrifício
c) - Grandes Causas
Expliquemos:
c) - Grandes Causas
Expliquemos:
Esforço: Almas que se esforçam no sentido do auto-aperfeiçoamento, lutando por superar as próprias imperfeições.
Sacrifício: Almas capazes de se sacrificarem pelo bem do próximo.
Grandes Causas: Almas que reencarnam para missões que interessam ao seu progresso e de parcelas ponderáveis da humanidade.
Essa variação, no sentido da densidade e tonalidade, não significa ter a alma ingressado na classificação VI: PSICOSSOMA SUPERIOR, próprio das almas metanormais, isto é, além do normal.
As alterações perispiritais processam-se gradualmente, acompanhando a evolução espiritual, que é, como todos sabem, muito lenta.
Sob a influência e comando mentais, é o perispírito extremamente sensível, daí as variações quanto à sua densidade e coloração.
Sacrifício: Almas capazes de se sacrificarem pelo bem do próximo.
Grandes Causas: Almas que reencarnam para missões que interessam ao seu progresso e de parcelas ponderáveis da humanidade.
Essa variação, no sentido da densidade e tonalidade, não significa ter a alma ingressado na classificação VI: PSICOSSOMA SUPERIOR, próprio das almas metanormais, isto é, além do normal.
As alterações perispiritais processam-se gradualmente, acompanhando a evolução espiritual, que é, como todos sabem, muito lenta.
Sob a influência e comando mentais, é o perispírito extremamente sensível, daí as variações quanto à sua densidade e coloração.
Em termos esquemáticos, busquemos transmitir rudimentar idéia da densidade do mediador plástico, em suas naturais transformações:
a) No estado de primitivismo, pode o perispírito ser tosca e figuradamente comparado ao gelo (sólido, espesso).
b) O perispírito do homem pouco evoluído pode ser exemplificado em forma líquida, aquosa (flexível, maleável).
c) O perispírito do homem realmente evoluído, especialmente no estado de desencarnado, sem a menor constrição corporal, seria como o vapor (rarefeito, expansível).
b) O perispírito do homem pouco evoluído pode ser exemplificado em forma líquida, aquosa (flexível, maleável).
c) O perispírito do homem realmente evoluído, especialmente no estado de desencarnado, sem a menor constrição corporal, seria como o vapor (rarefeito, expansível).
Embora reconheçamos precária a imagem, cremos, no entanto, deixa no estudante certa compreensão, partindo, como estamos, da comparação básica: água e perispírito.
Uma e outro constituem a base para a transmissão do que desejamos dizer em torno de um assunto decerto ainda inacessível à mente humana, conforme se depreende da referência de Emmanuel, no início deste capítulo.
Entendamos, pois, que o estado de organização varia da concreção à volatilidade, do enclausuramento à expansibilidade.
Alcançado o estado de sublimação espiritual, desaparece a necessidade de acondicionar-se o Espírito no envoltório perispiritual, podendo, no entanto, reorganizá-lo tantas vezes quantas desejar, para efeito de apresentação a médiuns videntes, no plano terrestre, ou nas assembléias da Espiritualidade das quais participem entidades de menor gabarito.
As virtudes evangélicas, sintetizadas nas grandes conquistas do conhecimento, do amor e da pureza, dão ao Espírito beleza, encantamento, luminosidade.
As imperfeições do caráter, sintetizando as degradações morais do Espírito, no corpo material ou fora dele, dão-lhe ao perispírito feiúra, opacidade, pastosidade.
Na Parábola das Bodas, faz Jesus alusão, incontestável, ao perispírito: "Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia a veste nupcial, e perguntou-lhe: "Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu".
Alcançado o estado de sublimação espiritual, desaparece a necessidade de acondicionar-se o Espírito no envoltório perispiritual, podendo, no entanto, reorganizá-lo tantas vezes quantas desejar, para efeito de apresentação a médiuns videntes, no plano terrestre, ou nas assembléias da Espiritualidade das quais participem entidades de menor gabarito.
As virtudes evangélicas, sintetizadas nas grandes conquistas do conhecimento, do amor e da pureza, dão ao Espírito beleza, encantamento, luminosidade.
As imperfeições do caráter, sintetizando as degradações morais do Espírito, no corpo material ou fora dele, dão-lhe ao perispírito feiúra, opacidade, pastosidade.
Na Parábola das Bodas, faz Jesus alusão, incontestável, ao perispírito: "Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia a veste nupcial, e perguntou-lhe: "Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu".
Martins Peralva
Livro: Pensamento de Emmanuel - 3 - FEB
Martins Peralva
Livro: Pensamento de Emmanuel - 3 - FEB
Martins Peralva
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